Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo quer criar órgão para vender ativos apreendidos de criminosos

Há, atualmente, cerca de 80 mil bens apreendidos aguardando leilões públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Estátua representativa da Justiça em frente a sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, (DF)
Estátua representativa da Justiça em frente a sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, (DF) - Sergio Lima/Folhapress

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, quer criar uma agência nacional de gestão e venda de ativos apreendidos de traficantes e outros criminosos. 

NA REDE 

A ideia é formular um site de venda e otimizar os processos de alienação dos bens apreendidos judicialmente. A medida quer evitar a desvalorização do patrimônio. 

CASA CHEIA 

Há, atualmente, cerca de 80 mil bens apreendidos aguardando leilões públicos na Senad —20 mil serão leiloados neste semestre. 

POVO FALA 

A equipe do secretário Luiz Roberto Beggioria deve apresentar o modelo inicial nas próximas semanas ao ministro Sergio Moro. A expectativa é abrir o projeto para consulta pública a partir de maio.

INTERCÂMBIO 

A pasta fez visitas e conversas institucionais para conhecer experiências de agências de gestão de ativos na França, Holanda, Itália e países latinos. 

Os valores arrecadados serão convertidos em investimentos públicos.

VIAGEM 

O setor hoteleiro está comemorando a cláusula que transforma quartos de hotéis em espaços privativos na revisão da Lei do Turismo, que foi aprovada na Câmara. 

CUSTO 

Com a mudança, os estabelecimentos deixarão de pagar uma taxa por ponto de televisão que é cobrada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) —responsável pelos direitos autorais das músicas. 

DESCONTO 

“Em Brasília, por exemplo, os hotéis pagam R$ 13 por mês, por aparelho de TV”, afirma Otto Sarkis, diretor da Hplus Hotelaria. Segundo ele, a isenção da taxa corresponderia a uma economia de R$ 300 mil anuais nos cinco hotéis da rede na capital federal.

AINDA NÃO 

O Ecad afirma que a lei não está em vigor e que tem o entendimento de que hotéis são locais de frequência coletiva. “Temos esperança de que a importância da indústria criativa musical seja reconhecida.”


Lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas em campanha do Instituto Socioambiental
Lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas em campanha do Instituto Socioambiental - Daniel Klajmic/ISA

ATO DE RESISTÊNCIA

Um grupo de 25 lideranças de nove povos indígenas e comunidades quilombolas e ribeirinhas protagoniza a campanha #PovosDaFloresta, que será lançada na terça (23) pelo Instituto Socioambiental; a entidade completa 25 anos


AULA 

O governo de São Paulo quer customizar cursos de escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) para oferecer a empresas. A ideia é adequar aulas já existentes nessas instituições às possíveis demandas do setor privado. 

OFÍCIO 

Os cursos serão fornecidos pelo Centro Paula Souza, que administra as Etecs e Fatecs. Em contrapartida, as empresas têm que contratar alunos dessas instituições ou de programas estaduais de capacitação profissional. 

EU QUERO 

A proposta compõe o programa Minha Chance, que será lançado em maio. Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, seis empresas já demonstraram interesse. 

VIAGEM 

A obra “Operários”, de Tarsila do Amaral, que está exposta na mostra “Tarsila Popular”, no Masp, deve retornar ao Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, no dia 29 de junho —a exposição, no entanto, segue até o dia 28 de julho.

VIAGEM 2 

Isso porque o quadro estará na mostra “À Mesa - História da Alimentação em São Paulo”, que será inaugurada no palácio no dia 30 de junho. 

TELINHA 

Filmes como “Era o Hotel Cambridge”, “A Vida Privada dos Hipopótamos” e “Arábia” são três dos 36 longas brasileiros que serão exibidos no programa Sala de Cinema. 

DATA 

A atração, que estreia no dia 1º de maio na TV Cultura, é uma parceria da Spcine e da emissora paulista.

NÚMEROS 

O artista Eduardo Kobra vendeu 24 das 31 telas que estão na exposição “Kobra: Larger Than Life”, em Miami, nos Estados Unidos. As comercializações aconteceram na abertura da mostra, no dia 1º de abril. 


 

ENTRE PIRUETAS

A empresária Lucilia Diniz, o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, foram à estreia de “Ovo”, do Cirque du Soleil, na quinta (18), em SP. O espetáculo é dirigido pela coreógrafa Deborah Colker. A atriz Gabriela Duarte, o fotógrafo, Jairo Goldflus e os filhos do casal, Frederico e Manuela, também compareceram, assim como a apresentadora Sabrina Sato e o chef Erick Jacquin. 


CURTO-CIRCUITO

O prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira Jr., lança o livro “Duarte Nogueira: Vida e Obra de um Líder”. Nesta segunda (22), às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

A 4ª Semana Senac de Literatura debate mulheres escritoras. Até sábado (27). 

A Japan House faz nesta segunda (22) coquetel de lançamento de duas exposições.

A jornalista Ana Paula Padrão palestra em seminário do LIDE, no dia 30 de abril, em São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.