Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Lá na frente vão reconhecer que estamos certos', diz Toffoli sobre inquérito e censura a sites

'É necessário ser um cordeiro imolado para fazer o bem', afirma o presidente do STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, afirma que o tempo mostrará que ele e o colega Alexandre de Moraes estão com a razão na condução do inquérito que apura “ataques e fake news” contra a corte.

O presidente do STF, Dias Toffoli
O presidente do STF, Dias Toffoli - Mauro Pimentel/AFP

CUSTO 

“Às vezes, é necessário ser um cordeiro imolado para fazer o bem”, diz ele. “Estou me expondo, do ponto de vista da minha imagem pessoal”, segue o ministro, afirmando que será melhor entendido quando as apurações forem concluídas.

CUSTO 2 

“As pessoas, lá na frente, e inclusive a imprensa, vão reconhecer que estamos certos”, diz ele, sem detalhar os motivos. 

BATEU, LEVOU 

A criação do inquérito e posterior censura a sites e postagens em redes sociais gerou forte reação em vários setores do país.

ALTO LÁ 

Advogados se reuniram na quinta (18) em São Paulo para organizar um manifesto em defesa do STF.

ALTO LÁ 2 

Ainda que façam ressalvas a recentes decisões de suspender matérias jornalísticas —ou censurar entrevistas, como ocorreu quando Luiz Fux impediu que a Folha conversasse com Lula na prisão—, os profissionais vão defender o tribunal.

EXTRA 

E Lurian, a filha mais velha de Lula, voltou a fazer ovos de chocolate para vender na Páscoa. 

EXTRA 2 

O mais barato, de 250g, custa R$ 25. O mais caro, de 750 g, R$ 60. Os recheios são de brigadeiro, leite ninho e maracujá, entre outros. Lurian anuncia a venda no Facebook.

MIMIMI 

A Justiça negou o recurso de uma ação por danos morais contra a deputada Janaina Paschoal (PSL-SP). O juiz Marco Pelegrini, do Tribunal de Justiça de SP, disse em sua decisão que “o melindre exacerbado não pode conviver no espírito daquele que exerce função pública”. 

MIMIMI 2 

A ação foi movida por Salomão Shecaira, professor de direito penal da USP, após a deputada ter criticado um suposto plágio na prova de concurso para professor titular de Direito Penal na USP.


SOPRANDO VELINHAS

A cantora Preta Gil, a atriz Marisa Orth e a jornalista Ana Paula Padrão foram à festa de 25 anos da Casa do Zezinho, na quarta (17), em São Paulo. A atriz Cleo Pires e a cantora MC Soffia também compareceram ao evento, assim como a presidente e fundadora da instituição, Tia Dag.


ABAIXO... 

Mais de 160 docentes da USP, Unesp e Unicamp assinaram uma carta aberta em repúdio ao decreto do governador João Doria (PSDB-SP) que modificou a composição do Condephaat, conselho estadual de patrimônio. 

... ASSINADO 

Uma das mudanças reduz o número de representantes das universidades: eram 12 cadeiras e agora serão quatro.

REMODELAÇÃO 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa diz que “o Governo de SP remodelou o Condephaat para fortalecer o órgão”.

NOS PALCOS 

A série de TV catalã “Merlí” vai ganhar adaptação brasileira para o teatro. O personagem do professor de filosofia, protagonista da história, será interpretado por Emílio de Melo. Para compor o elenco nos papéis de alunos, o diretor Carlos Gradim vai fazer testes para escolher jovens atores.


PAPO DE CINEMA

O conservador-chefe da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna), Hernani Heffner, a produtora Myra Babenco e a restauradora Patricia de Filippi participaram de um debate após a exibição do filme “Pixote”, no CineSesc, na terça-feira (16).


CURTO-CIRCUITO

O Instituto Vladimir Herzog faz campanha de financiamento coletivo para o livro “Heroínas dessa História”, sobre mulheres que perderam familiares na ditadura militar.

O projeto #GOANGRA realiza duas festa no Hotel Fasano Angra dos Reis, no Rio. Nesta sexta (19) e sábado (20). 

O consultor do mercado financeiro Tiago Melo lança o livro “Xeque-Mate”. Na segunda (22), às 19h, na sede Aberje, em Pinheiros, São Paulo. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.