Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Suicídio de ex-presidente do Peru caiu como uma bomba na Odebrecht

Jorge Barata, que dirigiu operações naquele país e foi um dos delatores, estava arrasado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A notícia do suicídio do ex-presidente Alan García, do Peru, caiu como uma bomba na Odebrecht. Executivos da empresa delataram o político, que se matou antes de ser preso.

 

O ex-presidente do Peru, Alan Garcia
O ex-presidente do Peru, Alan Garcia - Cris Bouroncle/AFP

RESSACA  

De acordo com pessoa próxima da empresa, Jorge Barata, que dirigiu as operações no Peru por cerca de 15 anos e foi um dos delatores, estava arrasado.

COLETIVO 

Executivos lembravam que as delações relatavam ilícitos do governo de García, além de contribuições para campanhas eleitorais —e não roubos pessoais dele.

INDIVIDUAL 

O único benefício pessoal, ainda investigado pela procuradoria, seria o pagamento, pela empreiteira, de US$ 100 mil por uma palestra que ele efetivamente deu na brasileira Fiesp. A ação foi delatada por um advogado terceirizado da Odebrecht.

Em nota, a Fiesp afirma que, em função de sua política interna, não remunera palestrantes e convidados nem cobra ingresso para os eventos que realiza. Recebe rotineiramente personalidades políticas e diz que foi nessa condição que Alan García esteve presente em eventos da Federação. 

TEMPO 

García, que foi presidente do Peru em dois mandatos —de 1985 a 1990 e de 2006 a 2011— conviveu com o patriarca da empreiteira, Norberto, com o filho dele, Emílio, e enfim com Marcelo Odebrecht. 

PRIMEIRO LUGAR 

A relação era simbólica: o Peru foi o primeiro país em que a empresa se instalou quando decidiu partir para a internacionalização.

ALVO CERTO 

Quando tomaram depoimento de Marcelo Odebrecht sobre a corrupção da empreiteira no Peru, os investigadores do país focaram em García. Chegaram a perguntar se a empresa tinha feito pagamentos ao ex-presidente.

QUEM SABE 

Odebrecht foi vago. Respondeu que, mesmo sem saber “especificamente” de nada, achava possível pois “sempre” teria havido pagamentos não contabilizados para políticos do país.

BENÇÃO 

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, recebeu bispos e cardeais católicos em São Paulo na terça (16).

AO LADO 

Os religiosos manifestaram solidariedade em relação a ataques que o magistrado recebe

E discutiram a possibilidade de fazer uma campanha em defesa do tribunal.


ARTE E ATIVISMO

A cantora Wanessa Camargo, embaixadora da UNAIDS Brasil, foi à abertura da exposição “O.X.E.S”, no espaço oPHicina, em SP, na terça (16). O americano Timothy Ray Brown, tido como a primeira pessoa do mundo curada do HIV, esteve lá. A mostra reúne trabalhos das artistas Adriana Bertini e Fabiana Gabaskallás. A maquiadora Ronaldo Bi e a artista Lucrécia Couso também compareceram. 


ARQUIVO 

O Conar arquivou uma representação feita contra a Ambev por causa do clipe “Seu Crime”, com Pabllo Vittar. A ação foi aberta porque menores de 25 anos não podem aparecer em ações de bebidas alcoólicas.

CERTIDÃO 

A suspeita era de que a cantora, que em novembro de 2018 comemorou aniversário de 24 anos, estivesse abaixo da idade. A biografia do site oficial de Pabllo afirma que ela nasceu em 1994. 

Mas a Ambev apresentou documentos mostrando que ela, na verdade, é de 1993 e tem, portanto, 25 anos.

SILÊNCIO 

A assessoria da cantora não quis comentar as divergências de datas.

FORÇA 

O escritor Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, incentivou o deputado Marco Feliciano (Pode-SP) a apresentar um pedido de impeachment contra o vice-presidente, Hamilton Mourão.

AJUDA ELE 

Os dois estiveram juntos há pouco tempo nos EUA. “Eu disse que estava pensando em apresentar o pedido e ele falou: ‘Faça o que for possível para blindar o presidente. Ele não está conseguindo governar’”.

TIRO 

Feliciano diz que pediu um impeachment porque, no entendimento dele, Mourão está conspirando contra Bolsonaro. Ele diz que a iniciativa é apenas um recado: “Não é um tiro para matar. É um tiro para o alto”.

BATE PAPO 

João Doria (PSDB-SP) vai receber governadores de outros seis estados no palácio dos Bandeirantes no dia 27. O encontro é o segundo do Consórcio de Integração Sul-Sudeste —o primeiro ocorreu em março, em Minas Gerais. 

PAPO 

No evento serão abordados a reforma da Previdência, a união em torno de temas nacionais e a otimização de programas. 

ACORDES 

O músico Antonio Nóbrega mostra canções autorais inéditas e composições de nomes como Noel Rosa, Violeta Parra e Jackson do Pandeiro no espetáculo “Rima”. O projeto terá seis apresentações e estreia no Itaú Cultural no dia 3 de maio.

EM PÚBLICO 

O diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, vai a Nova York falar na terça (23) sobre a condução da Lava Jato. Ele é um dos convidados do New York Experience, feito pelo Instituto New Law.


TRÊS DE UMA VEZ

O advogado Luciano Anderson de Souza lançou três livros sobre direito na Livraria da Vila da alameda Lorena, na segunda (15), em São Paulo. Os também advogados Cassio Namur e Marina Coelho 
Araújo compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

A Fundação Estudar irá ao gabinete da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) em Brasília para oferecer um treinamento em liderança para a equipe da parlamentar. 

A Virada Sustentável é finalista do prêmio Sustainable Development Goals Action Awards, da ONU. A premiação ocorre no dia 2 de maio, na Alemanha. 

Os músicos Nelson Ayres, Ulisses Rocha e Toninho Ferragutti fazem show para marcar a chegada do escritório ETA - Ernesto Tzirulnik Advocacia a Brasília. Na terça-feira (23/4).

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.