Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Banco do Nordeste censura obra sobre casamento gay em exposição no CE

Uma faixa com a frase 'em terra de homofóbicos casamento gay é arte' foi retirada da fachada de centro cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma faixa com a frase "em terra de homofóbicos casamento gay é arte", que integra a instalação artística "O que Pode um Casamento (Gay)?", foi retirada da mostra "Salão de Abril", em Fortaleza.

A exposição de arte, uma das maiores do Ceará, é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e pelo Instituto Iracema, e ocupa diferentes espaços culturais da cidade. 

A faixa, de autoria dos artistas Eduardo Bruno e Waldírio Castro, foi instalada na fachada do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, ligado ao banco de mesmo nome, na última sexta (24) e removida na segunda (27). No mesmo dia, segundo relatos, um funcionário do centro cultural foi afastado de suas funções de gerente.

Fachada do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza
Fachada do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza - Reprodução

Os artistas afirmam que a faixa foi colocada com autorização da curadoria e da produção da mostra e removida sem que houvesse um diálogo com eles. Segundo Eduardo Bruno, a secretaria e o Instituto Iracema não foram avisados da decisão do centro cultural. "Além de ser censura, é um caso de homofobia também. Ela só foi retirada por que tinha referência ao casamento gay", completa o artista. 

O Banco do Nordeste, via sua assessoria de imprensa, diz que "não interferiu na exposição do artista, somente discordou da instalação de faixa na entrada do equipamento, afixada próximo à logomarca do centro cultural, descaracterizando a fachada do prédio e comprometendo sua identidade visual". A instituição também nega que seu gerente tenha sido afastado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.