Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Homens brancos têm 30 vezes mais chances de se tornarem desembargadores do que mulheres negras

O projeto Justa aponta que, para cada desembargadora negra, existem 33,5 homens brancos ocupando o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O projeto Justa, ferramenta que pretende monitorar o Judiciário brasileiro, aponta que, para cada desembargadora negra, existem 33,5 homens brancos ocupando o mesmo cargo em tribunais do país.

Estátua representativa da Justiça, em frente a sede do STF, em Brasília
Estátua representativa da Justiça, em frente a sede do STF, em Brasília - Sergio Lima/Folhapress

GRÁFICO 

O levantamento feito pela plataforma também afirma, por exemplo, que “para cada mulher negra no país, há 0,9 homens brancos. Mas para cada juíza negra, há 7,4 juízes brancos”. 

ELAS  

As informações foram coletadas em uma base de dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e mostram que as diferenças entre raças também estão presentes no mesmo gênero: existem apenas 2,1% de desembargadoras negras, contra 15% de brancas. 

CHANCES 

Ainda de acordo com o estudo, homens brancos têm 37,8 vezes mais chances que mulheres negras de se tornarem desembargadores. O número cai para 8,2 para se tornarem juízes. 

ESTREIA 

A Justa foi idealizada pela pesquisadora Luciana Zaffalon e é sediada pelo IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). O estudo completo será lançado nesta terça (11), em São Paulo.

FRONTEIRAS 

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vai fazer uma visita ao Espaço da Mulher Brasileira em Boston (Emub), localizado no Consulado Geral do Brasil na cidade dos EUA. 

DE PERTO 

A ministra quer acompanhar o andamento do atendimento às vítimas de violência na região. Segundo dados do ministério, aproximadamente 300 mil brasileiros vivem na cidade —metade são mulheres. Damares quer conferir como ocorre essa rede de proteção.

DATA 

Já tem data para vir ao Brasil o primeiro dos oito trens com bagageiros que foram adquiridos para operar na linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

VIAGEM 

O veículo embarca em um navio na China até o dia 17 de junho. A previsão é que ele chegue ao país em agosto. O restante da frota é esperado para o fim do ano.


Lázaro Ramos
O ator Lázaro Ramos - Julia Rodrigues

PARA OS PEQUENOS

O ator Lázaro Ramos lança na sexta (14) o álbum infantil “Viagens da Caixa Mágica”; o CD reúne nove músicas inspiradas em seus livros “Caderno de Rimas do João” e “Caderno Sem Rimas da Maria”


CÂMERA INDISCRETA 

O nome do jogador Neymar foi o termo mais buscado no YouTube Brasil entre 1º de junho e sexta-feira (7). Na terça (4), o aumento foi de 69%, na quarta-feira (5), 100% e na quinta (6), 82% se comparado aos mesmos dias da semana anterior.

FREIO DE MÃO 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP suspendeu o edital do fomento ao cinema paulista de 2018/2019. As inscrições para o programa abriram em outubro e, em janeiro deste ano, a pasta cancelou uma reunião dos jurados do edital. A suspensão preocupa o setor e entidades do audiovisual. 

PENDÊNCIAS 

A pasta afirma que o edital foi lançado “sem que projetos contemplados na edição anterior tenham sido pagos” e que decidiu priorizar no curto prazo a quitação dos valores pendentes. 

BOLSO 

E a secretaria diz que lançará até julho um conjunto de editais do audiovisual totalizando R$ 8,7 milhões, no âmbito do Proac Expresso. A pasta também afirma que está tratando com a Ancine a realização de programas em regime de coinvestimento, com mais R$ 15 milhões.

CONCRETO E TIJOLO 

Entidades como a Associação Grupo Memórias do Itaim Bibi e o PreservaSP estão questionando a demora da reabertura da Biblioteca Pública Municipal Anne Frank, localizada no Itaim Bibi, em SP. O equipamento foi fechado em novembro para reformas que durariam de três a quatro meses.

TIJOLO 2 

A Secretaria Municipal de Cultura diz que a biblioteca “passou por reforma estrutural e de reorganização” e que está realizando “vistorias no espaço para a conclusão da obra”. Segundo a pasta, a reabertura do equipamento está prevista para o final de junho.


MOLDURA

O chef Carlos Bertolazzi e o humorista Marco Luque compareceram à abertura da exposição “Disrupto”, do artista Luiz Escañuela, na galeria de arte de Luis Maluf, na quinta (6). O crítico Marcus Lontra e o curador da mostra, Roberto Bertani, também marcaram presença. 


CURTO-CIRCUITO

O Instituto Brasil-Israel (IBI) promove debate com Michel Gherman e Celso Garbarz. Na segunda (10), às 19h30, na Red House School, em SP.

O Graac organiza Jantar de Gala com apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Na segunda (10), na Sala São Paulo.

O livro “Toca o Barco! - Histórias de Ricardo Boechat Contadas por quem Trabalhou e Conviveu com Ele” é lançado na segunda (10). Às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.