Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Não tenho culpa que o presidente é contra a Ancine', diz diretor bolsonarista que teve incentivo vetado

Josias Teófilo diz que o presidente propôs que ele desistisse da captação de recursos públicos para o projeto "Nem Tudo se Desfaz"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cineasta Josias Teófilo afirma que o presidente Jair Bolsonaro propôs que ele desistisse da captação de recursos públicos para o projeto de seu documentário "Nem Tudo se Desfaz". Em contrapartida, ele sugeriu que o diretor criasse um crowdfunding.

Teófilo diz que um assessor do presidente ligou para ele na tarde desta quinta (25).

O diretor Josias Teófilo
O diretor Josias Teófilo - Reinaldo Canato / Folhapress

"Não vou voltar atrás, porque não fiz nada de errado. Tenho todo o direito de captar recursos públicos", diz Teófilo à coluna. "Não tenho culpa se o presidente é contra a Ancine e a Lei do Audiovisual. Eu sou a favor da Ancine e do cinema brasileiro", completa.

Na quinta (25), o presidente tuitou que havia sugerido à Ancine que revertesse a autorização dada a Teófilo de captar R$ 530 mil. "Recentemente tomei conhecimento sobre a liberação para captação de R$ 530 mil via Ancine para produção de um filme sobre minha campanha nas eleições. Por coerência sugeri que voltassem atrás nessa questão. Não concordamos com o uso de dinheiro público também para estes fins", escreveu o presidente.

Teófilo diz que já tinha conversado com algumas empresas para patrocinar o documentário, mas que nada estava fechado. Ele seguirá atrás de patrocínio. "Se a atitude do presidente fizer com que os patrocinadores desistam, eu vou pegar um avião e ir embora do Brasil", afirma o cineasta. 

O Planalto diz que não comentará o assunto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.