Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Senadores se armam para sabatina de Eduardo Bolsonaro para embaixada

Presidente Jair Bolsonaro ainda não enviou a indicação do filho para o Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os senadores começam a se armar para a batalha da aprovação, ou não, de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos EUA.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro
O deputado federal Eduardo Bolsonaro - Mathilde Missioneiro/Folhapress

BOA COMPANHIA 

O senador Nelson Trad (PSD-MS), que preside a Comissão de Relações Exteriores, onde Eduardo será sabatinado, fez um levantamento de todas as pessoas que já foram indicadas para embaixadas e não eram diplomatas de carreira. Encontrou 13 nomes.

LINHA FINA 

Na lista estão o banqueiro Walther Moreira Salles, que foi embaixador em Washington no governo de Getúlio Vargas, o ex-governador do Rio Amaral Peixoto, que ocupou o mesmo cargo no governo de Juscelino Kubitscheck, e Lutero Vargas, filho de Getúlio, que foi embaixador em Honduras no governo de João Goulart.

TEMPO 

Ele listou também casos da história recente: Delfim Netto foi embaixador em Paris no governo de Ernesto Geisel; o ex-governador do DF José Aparecido foi embaixador em Lisboa no governo de Itamar Franco —que, por sua vez, representou o Brasil na OEA na gestão de Fernando Henrique Cardoso e foi embaixador em Roma no governo Lula.

TEMPO 2 

Lula nomeou ainda o ex-deputado Paes de Andrade para a embaixada de Lisboa e Tilden Santiago para Cuba.

CASO INÉDITO 

O senador não encontrou, no entanto, caso de pai que tenha nomeado o próprio filho para uma representação diplomática.

CONTRA-ATAQUE 

A oposição também se arma. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresenta na sexta relatório favorável ao projeto que exige que apenas diplomatas de carreira possam ser indicados ao cargo de embaixador. A proposta foi apresentada pelo senador Álvaro Dias (Podemos-PR).

PARALELAS 

A Câmara dos Deputados também entrou no debate da indicação e já discute um projeto de lei que proíbe a indicação de pessoas de fora da carreira diplomática para representações do país no estrangeiro.

MARCHA LENTA 

Apesar da expectativa, Bolsonaro ainda não enviou a indicação do filho para o Senado. “A mensagem dele, que é bom, não chega”, diz Nelson Trad.


 

O violonista Marcel Powell
O violonista Marcel Powell - Lucas Seixas/Folhapress

HERANÇA

O violonista Marcel Powell apresenta o show “Só Baden” em tributo ao pai, o compositor Baden Powell, nesta quinta-feira (15), no Blue Note São Paulo, no Conjunto Nacional, na avenida Paulista. 


FORA 

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) afirma que é um “mau precedente expulsar alguém pelo que pensa”. Ela se refere à decisão do PSL, que retirou Alexandre Frota de seus quadros.

PLURAL 

“Não tive acesso às minúcias do processo de expulsão, não sei se, além do que vem sendo divulgado, houve outros fundamentos. Mas, a princípio, defendo a pluralidade”, afirma a deputada.

BEIJA-MÃO 

E dirigentes do PSDB de SP oficializaram na quarta (14), em Brasília, o convite para Frota se filiar ao partido. Ele pediu alguns dias para decidir. Mas teria sinalizado que a tendência é seguir por esse caminho.

CÃO... 

A Secretaria Municipal de Educação de SP vai comprar 400 tabuleiros de Jogo da Onça, uma brincadeira de origem indígena que envolve estratégia. Nela, jogadores controlam peças que emulam uma onça e 14 cachorros. O felino tem que capturar os cães. Estes têm que cercar a onça. 

...E GATO 

O passatempo será adquirido por licitação e usado em programa extracurricular da prefeitura que promove torneios de jogos de tabuleiro, como o xadrez. Em 10 de setembro será realizado o 1º Festival do Jogo da Onça. 

RUBRICA 

O cineasta cearense Karim Aïnouz assinou contrato com a agência americana CAA (Creative Arts Agency), que representa diretores como Steven Spielberg e James Cameron, além de atores como Meryl Streepl, Brad Pitt e Robert De Niro.

DE OLHO 

Aïnouz, que é diretor do longa “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, que disputa a vaga brasileira do Oscar 2020, também foi oficializado como presidente do júri da Jornada dos Autores, no Festival de Veneza. Sob a supervisão dele, estarão outros 28 cinéfilos europeus.

BIS 

O ator Miguel Falabella vai dirigir a versão brasileira do musical “Something Rotten”, exibido na Broadway. O espetáculo será protagonizado por Alessandra Maestrini. 

A produção será da Touché Entretenimento, de Renata Borges. 

PARA OS OLHOS 

A artista multimídia Ana Maria Maiolino terá sua obra apresentada em retrospectiva no Masp. 

OLHOS 2 

A mostra, que será inaugurada no dia 23 deste mês, reúne nove obras de autoria da artista nascida na Itália e radicada no Brasil.


LETRAS DA LEI

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski foi ao coquetel de lançamento do livro “Dolo e Culpa na Corrupção Política”, escrito pelo advogado Fernando Neisser. O ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo também compareceram ao evento, realizado na segunda (12), na Fiesp. A diretora-presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, e o prefeito de SP, Bruno Covas, passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Alex Reiller organiza festa no Etto com exposição de obras de arte de Gabriel Wickbold e relógios Panerai. Nesta quinta (15), às 19h.

O Shopping Pátio Higienópolis inaugura o Festival do Vinho.

O Instituto Capitalismo Consciente do Brasil fala do uso de dados na publicidade. Nesta quinta (15), na Unibes Cultural. 

Leonardo Sobral Navarro se torna membro da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde da OAB-SP.

com BRUNA MARTINS NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.