Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF deve discutir prisão após júri popular em sessão que decidirá sobre 2ª instância

O tema dever ser levantado pelo presidente da corte, Dias Toffoli

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve discutir a prisão imediata de condenado em júri popular, por homicídio, na mesma sessão em que finalizará, no dia 7, o julgamento da prisão depois de condenação em segunda instância.

JOGO RÁPIDO 

Criminosos que atentam contra a vida, portanto, não seriam beneficiados por mudança que defina que uma pessoa só pode ser presa depois do esgotamento de todos os seus recursos em tribunais. Eles já seriam detidos em primeira instância.

CALENDAS 

Um dos principais argumentos contra a queda da segunda instância era justamente o de que assassinos poderiam sair livres, leves e soltos de tribunais confiando que recursos infinitos poderiam livrá-los de cumprir a pena.

VAMOS CONVERSAR 

O tema dever ser levantado pelo presidente da corte, Dias Toffoli, quando apresentar seu voto sobre segunda instância.

DE VEZ 

Os ministros poderão optar por decidir o assunto na mesma hora. Ou então discutir, em sessão seguinte, um caso que o ministro Luís Roberto Barroso pediu que fosse levado ao plenário justamente para debater a prisão imediata de criminosos que atentem contra a vida.

XAROPE 

O vídeo de Jair Bolsonaro comparando o STF a uma hiena que o atacava rachou o tribunal: uma parte dos magistrados pressionou o ministro Dias Toffoli por uma resposta contundente, como mostrou o Painel na terça (29). Outra achava que o desprezo era o melhor remédio.

XAROPE 2 

A ala que pregava o silêncio analisa que, apesar da gravidade, os ataques do presidente já viraram motivo de chacota e não merecem reação.

MEGAFONE 

A Comissão de Cultura da Câmara vai solicitar uma reunião com o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para debater o que chama de tentativas de censura do governo à cultura e à ciência. 

MEGAFONE 2 

A ideia é discutir a suspensão de espetáculos em órgãos ligados ao governo e as denúncias de censura no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


À MESA

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi homenageado no jantar de gala da Câmara Espanhola, em SP, na segunda (28). O evento contou com o presidente do Santander, Sergio Rial, o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Casas, e o presidente da Vivo, Christian Gebara. A Conselheira Econômica da Embaixada da Espanha, Isabel Rata, o cônsul-geral da Espanha em SP, Ángel de Tuesta, e o presidente da Câmara Espanhola, Marcos Madureira, compareceram. 


NADAR DE BRAÇADA 

O ex-nadador Edmilson Dezordo é o novo chefe de gabinete da Secretaria da Diversidade Cultural do governo Bolsonaro. O Ministério da Cidadania, via assessoria de imprensa, não comenta a nomeação nem diz quais são as atribuições do cargo.

BRAÇADA 2 

Dezordo já ocupou outros postos: em maio de 2018, assumiu a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (Snear), vinculada à Secretaria Especial do Esporte—ele foi exonerado em julho. 

JOGO DE CENA 

O diretor Josias Teófilo, que está em Brasília gravando depoimentos para o documentário “Nem Tudo se Desfaz”, assistiu a um ensaio da peça “Os Demônios”, na segunda-feira (28). 

A montagem será dirigida pelo Teatro Brasileiro de Arte, companhia criada por Roberto Alvim, que comanda o Centro de Artes Cênicas da Funarte.

DECORAÇÃO 

Depois do ensaio, Teófilo visitou o escritório de Alvim. “É o único lugar na Secretaria de Cultura que tem uma bíblia”, afirma o diretor. Um quadro com a foto de Bolsonaro em que está estampada a frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” também compõe a decoração. 

VER E OUVIR 

O ator Paulo Betti fará a audiodescrição para cegos do seu filme “A Fera Na Selva” na sessão que exibirá o longa-metragem na sexta-fera (1º), no cinema Petra Belas Artes, em São Paulo.

BONITO 

Questões comportamentais como inteligência, alegria e autoconfiança superam atributos físicos como peso e aparência facial na hora de atribuir beleza a homens e mulheres. É o que aponta uma pesquisa da empresa Ipsos. 

ELEGANTE 

Segundo o levantamento, o quesito gentileza, um dos 19 listados, foi citado em 71% das entrevistas como o atributo que mais influi na beleza de homens e de mulheres. O estudo online teve 19 mil entrevistados de 27 países, incluindo o Brasil.

NANA, NENÉM 

A Sextante contratou o livro “Nothing Much Happens” [Não Acontece Nada] , da americana Kathryn Nicolai, inspirado em um podcast estadunidense que traz histórias de ninar para adultos. Segundo a editora, os 40 contos da publicação “desaceleram e relaxam”.


MÚSICA ESCRITA

O músico Edgard Scandurra compareceu ao lançamento do livro sobre a banda Gang 90 & as Absurdettes, na livraria Tapera Taperá, em SP, na segunda (28). As ex-integrantes do grupo May East, Alice Pink Pank e Taciana Barros, a editora Isabel Diegues e o autor, Jorn Konjin, passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Antonio Prata participa de bate-papo na Casa de Cultura do Parque. Nesta quarta (30), às 19h.

Ocorre nesta quarta (30), na Amcham, a 5ª edição da Conferência Diversidade Empodera SP.

O Club Jerome comemora três anos em festa nesta quarta (30).

Vinicius Maganha lança hoje o livro “Alcateia de Delírios”. Às 19h, na livraria Patuscada.

Gabriel Pessagno abre nesta quarta (30), às 19h, a mostra “Brasil ainda Colônia”. No J. B. Goldenberg Escritório de Arte.

com BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.