Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Coalizão de hospitais vai testar antivirais contra Covid-19 no Brasil

Ensaio clínico em 900 pacientes será feito em parceria com a Fiocruz, que já testou as drogas em laboratório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Coalizão Covid-19, que reúne alguns dos principais hospitais do país, começará a testar quatro antivirais para o tratamento dos doentes infectados pelo novo coronavírus.

NO VIDRO

Medicamentos como Daclatasvir e Sofosbuvir, usados para hepatite C, Atazanavir, que trata HIV, e Favipiravir já desenvolveram atividade contra o coronavírus em laboratório —e vão ser agora testados em ensaios clínicos, ou seja, em pacientes.

NA VIDA

A pesquisa será feita em parceria com a Fiocruz —um de seus cientistas, Thiago Moreno Souza, testou três das drogas in vitro. Elas foram usadas também em um ensaio clínico no Irã, feito por pesquisadores do Reino Unido e da Austrália.

PASSOS

No Brasil, os testes serão feitos em 900 pacientes. Na primeira fase, cada medicamento será dado separadamente. Depois, as drogas mais eficientes serão ministradas de forma combinada.

PASSOS 2

A Coalizão Covid-19, integrada pelos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Moinhos de Vento, BP, Oswaldo Cruz, BRICNet e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica, já levantou US$ 150 mil para o projeto, que custará, no total, US$ 500 mil.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.