Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defensoria de SP pede no STF liberdade para 3 mil idosos presos em SP

A solicitação alega que péssimas condições de ambiente para esses detentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública de SP impetrou no STF (Supremo Tribunal Federal) um habeas corpus coletivo solicitando a liberdade de 3.089 idosos presos no sistema carcerário do estado de São Paulo.

BÁSICO 

O pedido alega que há distribuição insuficiente ou inexistente de itens de higiene, falta de profissionais de saúde, ausência de água aquecida para banho e outros problemas identificados pelo órgão em penitenciárias.

CASOS 

A defensoria cita como exemplo uma inspeção realizada em penitenciária na cidade de Sorocaba, em junho, na qual identificou que mais de um terço da unidade teve contato com a Covid-19. De acordo com o órgão, as celas não tinham ventilação ou luminosidade, o que eleva o risco de contágio pelo coronavírus.

Idosos de 68 anos em mesma cela em que há pessoas contaminadas com Covid-19 em presídio em Sorocaba, segundo relatório da Defensoria Púbçica de SP e o Núcleo Especializado de Situação Carcerária
Idosos de 68 anos em mesma cela em que há pessoas contaminadas com Covid-19 em presídio em Sorocaba, segundo relatório da Defensoria Pública de SP e o Núcleo Especializado de Situação Carcerária - Reprodução

DESAMPARO 

“Pessoas são submetidas a condições torturantes durante as 24 horas do dia, obrigadas a se amontoarem pelo chão do banheiro para dormir”, diz o documento, que traz fotos do interior de unidades prisionais demonstrando as situações descritas.

INSTÂNCIA 

O órgão recorre ao Supremo após ter o recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afirmou ser “inviável avaliar se o estabelecimento prisional representa, efetivamente, mais risco para o detento do que o ambiente externo de uma prisão domiciliar”.

TUDO CERTO 

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) diz que todos os reeducandos recebem material de higiene e limpeza e que é fornecido banho quente a todos os que estão doentes. E, segundo a pasta, a penitenciária de Sorocaba tem portas com respiros e janelas amplas.

ASSISTÊNCIA 

“Em caso de necessidade, o preso é encaminhado para a rede pública de saúde ou ao Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, de modo que nenhum custodiado fica sem atendimento à saúde”, afirma a secretaria.

PESOS E MEDIDAS 

Na quinta-feira (23), o STJ negou um pedido de prisão domiciliar para presos enquadrados no grupo de risco da Covid-19. No início do mês, a corte concedeu o benefício a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, investigado por um esquema de “rachadinhas”.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.