Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Restaurantes estudam ações contra bancos por falta de empréstimos na crise da Covid-19

Segundo presidente de associação paulista, alguns empresários acham até que têm direito a danos morais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Donos de restaurantes estudam tomar providências contra bancos por não terem conseguido empréstimos ou financiamentos na crise da Covid-19.

TRAZ A CONTA

“Alguns desses empresários acham até que têm direito a danos morais”, diz o presidente do braço paulista da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato.

COUVERT

“Há relatos de pessoas falando que foram dez vezes ao banco, fizeram ficha e não sei o quê, e nunca receberam aval nem crédito. O número de reclamações é imenso”, conta ele.

PRATO DO DIA

Uma das alternativas cogitadas é enviar uma carta à Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). “Queremos protestar contra a forma como fomos tratados, com esses acenos de que ia sair empréstimos e não saiu coisa nenhuma”, segue Maricato.

À MODA DO CHEF

Ele avalia que 10% dos bares e restaurantes que reabriram na primeira semana de retomada do setor na capital paulista devem voltar a fechar nesta semana pelas dificuldades enfrentadas e regras restritivas.

PARA A VIAGEM

“Se você reabrir e tiver um fechamento lá na frente [determinado pelo governo por uma eventual piora nos índices da Covid-19], aí quem tá fragilizado não resiste. Comprou estoque e tudo. O que pode acontecer é uma porção ficar fechado avaliando o que vai acontecer”, diz ele.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.