Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Consumo brasileiro de bebidas ilegais deve crescer 10% na pandemia, diz estudo

O valor corresponde a 130,7 milhões de litros de álcool ilícito em circulação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crise da Covid-19 deve inflar em mais de 10% o consumo de bebidas destiladas ilegais no Brasil em 2020. O valor corresponde a 130,7 milhões de litros de álcool ilícito em circulação no território nacional.

PATRULHA 

Restaurantes, lojas de bairro e até mesmo aplicativos de entrega tornaram-se pontos de venda de produtos ilícitos durante a crise sanitária, em razão da redução de fiscalização e da falta de regulamentação para a oferta em novos canais.

LUPA 

Os dados são de estudo da consultoria Euromonitor sobre a presença de bebidas alcoólicas ilegais na América Latina e o impacto da pandemia neste mercado. Cachaça e produtos de alto valor comercial, como uísque e vodca, estão entre os destilados mais produzidos sem regulamentação e contrabandeados no Brasil.

NÃO ABRO MÃO 

“A crescente desigualdade afeta o poder de compra, e os consumidores ficam mais propensos a buscar ofertas ou barganhas para manter seus padrões de consumo”, afirma o documento.

COFRES 

Um estudo realizado pela consultoria em 2017 identificou um prejuízo fiscal de R$ 5,5 bilhões causado pelo segmento ilícito.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.