Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Luís Roberto Barroso e Fernando Lottenberg falam sobre limites do discurso de ódio em painel

Confira os eventos marcados para os próximos dias e as iniciativas desta quarentena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

CURTO-CIRCUITO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Fernando Lottenberg, e a jornalista Petria Chaves participam nesta sexta (30), às 15h, do evento "Os limites do discurso do ódio nas redes sociais". A realização faz parte da campanha de lançamento do documentário "A Verdade da Mentira", coproduzido pela Ello Company, Canal History e o Instituto de Tecnologia e Equitade (IT&E).

Participam ainda o rabino Michel Schlesinger, a escritora e colunista da Folha Djamila Ribeiro, a jornalista Cristina Naumovs, o antrópologo Rodney William, a fundadora e sócia da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, o advogado e diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano Santos, o coordenador digital de combate à desinformação do TSE, Thiago Rondon, e os diretores da FGV Marco Aurélio Ruediger e Alexandre Pacheco da Silva. O encontro será mediado pela jornalista Débora Freitas e as inscrições podem ser realizadas neste endereço.

*

O cinema de rua Petra Belas Artes, na capital paulista, homenageia o fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff (1948-2011), e o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho (1945-2019) rebatizando as salas 2 e 3 do espaço com seus nomes. Uma cerimônia simbólica para a troca das placas será realizada no dia 5 de novembro, às 19h30, com presença da família e dos amigos dos homenageados.

*

As jornalistas Elvira Lobato e Regina Eleutério entrevistam a escritora Deo Saraiva, autora do romance futurista "O Homem Translúcido: No Tempo da Inteligência Artificial", em live na sexta (30), às 17h. A conversa será transmitida no Facebook, Instagram e YouTube, simultaneamente. A obra será lançada na Bienal Virtual do Livro de São Paulo, em dezembro.

*

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, conversa com a curadora da exposição Língua, Fratura, Ficção: Brasil-Portugal, Marta Mestre, sobre curadoria, nesta sexta (30), às 16h. O bate-papo virtual será mediado pela supervisora de arte visuais do Sesc Pompeia, Barbára Rodrigues, e transmitido neste endereço.

*

A psicanalista Maria Homem e o psicólogo Marco Ornellas debatem em live "Futuro Ressignificado: relacionamentos no contexto da pandemia", nesta sexta (30), às 10h. O debate será mediado pela advogada e sócia do escritório Machado Meyer Advogados, Daniella Zagari. As inscrições para o encontro podem ser realizadas neste endereço.

*

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Rogério Schietti Cruz, a diretora do Innocence Project Brasil, Dora Cavalcanti, o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia Saulo Mattos, a advogada Janaina Matida, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Alvaro Quintão, e a vice-presidente da comissão, Nadine Borges, participam da live "Justiça para os Inocentes", no sábado (31), às 11h30. O debate será mediado e coordenado pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos, Gabriela Araujo e Marina Dias. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube do grupo Prerrogativas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.