Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Paraisópolis vai à Justiça pedir que prefeitura instale base do Samu na comunidade

União de moradores diz estar sem recursos para manter ambulâncias alugadas durante a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A União dos Moradores de Paraisópolis vai pedir na Justiça que a Prefeitura de São Paulo instale uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) naquela comunidade.

BOLSO 

O presidente do grupo, Gilson Rodrigues, afirma que a associação não tem mais recursos financeiros para manter as ambulâncias pagas por eles para atender moradores durante a epidemia de Covid-19. O contrato será encerrado no dia 20 deste mês.

S.O.S. 

“Nós contratamos três ambulâncias 24 horas por dia. Tivemos 10.455 atendimentos desde o mês de março”, diz Rodrigues. “Essas mais de 10 mil pessoas chamariam o Samu e ele não chegaria. Se um socorro rápido salva vidas, quantas seriam perdidas?”, segue ele.

TRABALHO 

Segundo o líder comunitário, o custo mensal era de R$ 150 mil para os três veículos e atendentes. Com a diminuição de doações à associação, passaram a manter apenas uma ambulância. “Fizemos o trabalho do Samu. Eles que deveriam prestar esse serviço.”

PRONTOS 

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que a base do Samu destinada ao atendimento da região fica na AMA Paraisópolis 1 e que ambulâncias podem ter dificuldade para se locomover na comunidade por causa de ruas apertadas. A pasta diz que “não só a rede hospitalar municipal mas toda a atenção básica, está pronta para o acompanhamento da população de Paraisópolis”.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.