Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ancine aponta possível conflito de interesses de produtoras com investimentos de fundo do audiovisual

Diretoria da agência pretende votar plano de integridade voltado a produtores e servidores para evitar condutas questionáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um levantamento interno da Ancine (Agência Nacional do Cinema) que analisou todos os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) entre 2018 e 2020 apontou que das dez produtoras que mais receberam recursos, nove têm potencial de conflito de interesses.

PENTE FINO 

Segundo apuração preliminar, essas empresas tiveram ou ainda mantêm relação profissional com ex-diretores da agência, membros do comitê gestor do FSA e representantes do setor que atuam junto à Ancine.

RANKING 

Essas dez que mais captaram concentraram 11% (cerca de R$ 165 milhões) de todo o montante desembolsado. A porcentagem aumenta para 18% (R$ 258 milhões) quando são analisadas as 20 primeiras empresas do ranking. O estudo listou 977 produtoras que obtiveram recursos nesses três anos.

DE OLHO 

A partir do levantamento, a diretoria da Ancine pretende votar, nesta semana, um plano de integridade voltado a produtores e servidores para evitar condutas questionáveis e possíveis irregularidades.​

​OLHO 2 

O manual vai definir, entre outras coisas, critérios para o gerenciamento de riscos na aprovação e acompanhamento de projetos que buscam investimento público.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.