Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Número de profissionais de enfermagem mortos por Covid-19 volta a crescer em janeiro

Conselho federal atribui aumento à tendência de alta de novos pacientes infectados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem mortos em decorrência da Covid-19 voltou a crescer em janeiro no Brasil.

PARA CIMA 

Foram 47 óbitos registrados no primeiro mês de 2021, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O número de fatalidades causadas pelo novo coronavírus em profissionais desse ramo vinha decrescendo desde julho do ano passado, quando o órgão apontou 75 mortes.

VIRADA 

A queda nos óbitos seguiu até novembro, quando o conselho apontou sete casos. Em dezembro, foram nove.

HISTÓRICO 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Cofen registrou 564 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem mortos pela Covid-19. São Paulo é o estado com a maior incidência de fatalidades, com 87 óbitos. Rio de Janeiro aparece em seguida, com 59. Em terceiro lugar está o Amazonas, com 44.

CURVA 

O Cofen avalia que o aumento segue a tendência de alta nos novos casos de pessoas infectadas pela doença na segunda onda da Covid-19, o que leva à sobrecarga dos equipamentos de saúde.

RISCO 

“As equipes de saúde estão mais preparadas, a escassez de equipamentos de proteção não é mais tão crítica. Mas isso não é suficiente quando as instituições passam a receber uma demanda grande de pessoas ao mesmo tempo”, afirma Walkirio Costa Almeida, coordenador do comitê de crise da Covid-19 do Cofen.

LINHA DE FRENTE 

“Profissionais da saúde serão contaminados no atendimento da Covid-19. Mas quando as condições de atendimento não são as melhores, isso acaba extrapolando aquilo que seria o risco natural de contaminação da profissão”, diz Almeida.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.