Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Zambelli quer proibir demissão por justa causa de quem optar por não tomar vacina contra Covid-19

Deputada bolsonarista diz que escolha não pode motivar 'mais desemprego, desespero e fome ao país'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) apresentou um projeto de lei propondo que seja vedada a demissão por justa causa para funcionários que optarem por não tomar vacina contra a Covid-19.

"Num cenário em que o vírus em questão já causou tantas tristezas, mortes e desemprego, não é admissível que o exercício do direito de não querer submeter-se a uma vacina venha a causar ainda mais desemprego, desespero e fome ao país", afirma o texto do projeto.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP)
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) - Michel Jesus - 22.abr.19/Câmara dos Deputados

Prevista no artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a demissão por justa causa é a pior penalidade que um patrão pode aplicara um empregado.

Dentre os direitos que se perdem ao ser demitido desta forma estão o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a multa de 40% sobre o fundo. Não há saldo de férias ou 13º proporcionais.

Zambelli defende que a escolha por tomar ou não um imunizante contra o novo coronavírus deve passar pela liberdade de escolha do indivíduo e diz que não se pode cogitar "consequências jurídicas ao exercício dessa liberdade fundamental".

Em dezembro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a vacina contra a Covid-19 pode ser obrigatória desde que exista uma lei nesse sentido. A corte deixou claro que a imunização forçada é proibida, mas liberou a União, estados e municípios a aprovarem lei que restrinja direitos das pessoas que não quiserem se vacinar.

Para alguns especialistas em direito do trabalho, a decisão do Supremo pode abrir espaço para que empresas também exijam a imunização de seus funcionários.

A parlamentar ainda propõe que o empregador que demitir por justa causa esteja sujeito ao pagamento de danos morais e materiais eventualmente identificados.

Esta não é a primeiro iniciativa da deputada bolsonarista em retaliação à vacinação compulsória. Em outubro de 2020, Zambelli protocolou junto ao deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) um projeto contra a imunização obrigatória.

"Nenhuma autoridade pública, de qualquer nível do Poder Executivo, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, deve deter o poder de obrigar os cidadãos a se submeterem a tratamentos médicos que coloquem em risco suas vidas e/ou não tenham eficácia comprovada", diz o texto, que citava nominalmente o governador de São Paulo, João Doria.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.