Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Conselho diminui pena de deputado acusado de assédio sexual em SP e relator renuncia ao cargo

Parlamentar que tocou os seios de deputada Isa Penna será suspenso por 119 dias e manterá gabinete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), relator do caso de assédio sexual contra a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), renunciou ao cargo de membro do conselho de ética depois que parlamentares derrubaram a pena de seis meses prevista por ele para o deputado Fernando Cury (Cidadania-SP).

O colegiado derrubou o relatório elaborado por ele e determinou suspensão de 119 dias do mandato. Como a pena não chega a 120 dias, ele poderá manter o gabinete funcionando e até conseguirá despachar no loca. Só não poderá ir ao plenário da Assembleia Legislativa de SP.

Dianta da mesa da Assembleia, deputado abraça deputada por trás com uma das mãos na região dos seios dela
Vídeo mostra deputado Fernando Cury passando a mão no seio da deputada Isa Penna durante sessão da Assembleia de São Paulo - Reprodução - 17.Dez.2020

"O conselho perdeu totalmente a capacidade de cuidar da ética na Casa", diz Emídio. "A pena de seis meses já era a mínima aceitável para um caso tão grave. Mas nem isso foi aprovado. Não tenho mais o que fazer no conselho", segue o parlamentar.

Fernando Cury é acusado de assediar a deputada Isa Penna depois de abraçá-la pelas costas e lhe tocar os seios sem seu consentimento.

No relatório, Emídio dizia que ele teve um comportamento inadequado que atentou contra a ética e o decoro parlamentar entendido como o conjunto de regras e comportamentos a que estão submetidos os membros desta casa, que visam a convivência respeitosa, harmoniosa e civilizada entre os deputados e deputadas que a compõe", argumentou o parlamentar sobre seu voto".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.