Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Kassio Nunes acompanha pais com Covid-19 em SP e foi surpreendido por julgamento de Moro

Ministro, que pediu vista para examinar melhor o tema, precisaria elaborar voto às pressas para poder dar um veredicto sobre ex-juiz nesta terça (9)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes está em São Paulo para acompanhar o tratamento dos pais, que estão com Covid-19.

Ele confirmou a informação à coluna, e afirmou que os filhos também tiveram que ficar isolados por causa da epidemia do novo coronavírus.

O magistrado pediu nesta terça (9) vista para analisar a ação de suspeição contra o ex-juiz Sergio Moro.

Apesar de todas as dúvidas suscitadas pela atitude de Nunes, pessoas próximas a ele disseram que não seria simples, para o ministro, elaborar um voto da importância da questão apresentada de um dia para o outro, e justamente em um momento em que precisa dividir as atenções com a família.

A decisão de levar o processo a julgamento foi tomada pelo Gilmar Mendes na segunda (8), depois que Edson Fachin decidiu anular as condenações de Lula em Curitiba.

Ao contrário dos outros quatro ministros da 2ª Turma (Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Fachin), que debatem o assunto há pelo menos um ano e já tinham seus votos prontos, Kassio Nunes teria que se debruçar sobre ele praticamente pela primeira vez.

Na segunda (8), Fachin afirmou que a 13ª Vara Federal, comandada por Moro e por onde tramitaram os processos contra Lula, não tinha competência para analisá-los. Ao mesmo tempo, afirmou que os julgamentos de suspeição do ex-juiz não poderiam ser mais realizados.

Gilmar Mendes decidiu então pautar a ação contra Moro. Por 4 votos a 1, o julgamento teve início nesta terça.

Kássio Nunes foi indicado no ano passado para o STF por Jair Bolsonaro.

O presidente vê tanto Lula e Moro como adversários políticos.

Uma suspeição de Moro reforçaria a candidatura de Lula para 2022.

Embora o ministro Edson Fachin tenha anulado as condenações do petista, fazendo com que ele recuperasse os direitos políticos, a declaração da suspeição do ex-juiz anularia todas as provas coletadas contra Lula em Curitiba.

Os processos contra ele, que serão encaminhados para a Justiça Federal do Distrito Federal por decisão de Fachin, teriam que recomeçar do zero.​ Seria impossível, nessas condições, que ele fosse julgado e condenado em Segunda Instância, condição necessária para ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa novamente e ficando impedido de concorrer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.