Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Procon-SP vai à Justiça contra ANS para proibir reajustes nos valores de planos de saúde coletivos

Ação civil pública também é assinada pela Procuradoria-Geral do Estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Procon-SP entrou com ação civil pública contra a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que a Justiça obrigue o órgão regulador a proibir reajustes considerados abusivos nos valores de planos de saúde coletivos. Ela é assinada também pela Procuradoria-Geral do Estado.

LADEIRA ACIMA 

O Procon lista casos de aumentos que chegam a 228%. Para efeito de comparação, o índice de reajuste de planos individuais foi de 8,14%.

MISSÃO  

O órgão de defesa do consumidor afirma que a ANS deve atuar para garantir o respeito aos direitos dos consumidores e a defesa do interesse público, coibindo abusos das operadoras e administradoras de planos de saúde.

MISSÃO 2  

“Porém, com relação aos planos coletivos, a agência autorizou que as operadoras estabelecessem reajustes anuais em livre negociação com as pessoas jurídicas contratantes”, diz o Procon. “Os consumidores ficaram desamparados”, completa.

SATISFAÇÕES 

O Procon-SP e a procuradoria pedem que a ANS apresente, dentro de 30 dias e sob pena de multa diária, informações para explicar o valor do reajuste anual aplicado aos planos coletivos.

ESPERA 

A agência já afirmou que “o percentual de reajuste é determinado a partir da relação comercial entre a empresa contratante [dos planos coletivos] e a operadora”. E disse que as empresas “devem seguir regras específicas” para a aplicação dos reajustes.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.