Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus Folhajus

PSOL pede que Aras cobre o governo federal para evitar crise de medicamentos para intubação

Bancada também acionou a Defensoria Nacional dos Direitos Humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A bancada do PSOL na Cãmara acionou a Procuradoria-Geral da República e a Defensoria Nacional dos Direitos Humanos solicitando que esses órgãos imponham medidas para que o governo federal adquira mais medicamentos utilizados para a intubação de pacientes graves de Covid-19 em UTIs.

O estoque de analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares usados para a intubação de pacientes em UTIs pode durar apenas mais 20 dias no Brasil. A informação é do presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Reinaldo Scheibe.

"O número de internações aumentou, a permanência dos doentes nas UTIs também, e o consumo dos medicamentos explodiu", diz ele. "Os estoques podem acabar em 20 dias", completa.

"Atravessamos o pior momento da pandemia da Covid-19 no Brasil", afirma ofício assinado pela deputada Vivi Reis (PSOL-PA). "Além da insuficiência de leitos clínicos e de UTI, de oxigênio medicinal e até mesmo de profissionais em número adequado para atender a demanda, um novo elemento se soma: a iminente falta de medicamentos do chamado 'kit intubação' nos hospitais.'

No documento enviado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, os parlamentares afirmam que "diante do colapso que se avizinha, mostra-se premente que o a União Federal, por meio do Ministério da Saúde, providencie, em caráter urgente, a aquisição dos insumos necessários ao procedimento de intubação, sob pena de incorrer na improbidade administrativa".

Assinado pelos deputados David Miranda, Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e Reis, a ação pede investigação do Ministério da Saúde caso seja apurada irregularidade na aquisição desses medicamentos pela pasta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.