Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

São Paulo vai vacinar caminhoneiros e técnicos que entregam oxigênio em covidários

Técnicos que instalam o produto também serão imunizados; medida dá segurança aos trabalhadores e tenta evitar problemas na logística

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prefeitura de São Paulo vai vacinar nesta semana os caminhoneiros que trabalham para empresas de entrega de oxigênio em covidários, ou seja, nos locais de hospitais e unidades de saúde que atendem exclusivamente a pacientes com Covid-19.

A medida atende a uma demanda da empresa Air Liquide Brasil, que entrou em contato com a Secretaria de Saúde. A imunização seria imprescindível para dar segurança aos trabalhadores, diminuir o número de infectados no trabalho e assegurar o abastecimento a unidades de saúde.

Apenas condutores e técnicos que entram nos covidários receberão as doses.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, 150 caminhoneiros devem ser vacinados nas próximas horas —justamente os que entram nas unidades hospitalares e correm maior risco de entrar em contato com o novo coronavírus.

"Em um dia isso será resolvido", diz ele.

Na semana passada, a cidade de São Paulo registrou pela primeira vez falta de oxigênio para uma instituição médica. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ermelino Matarazzo não recebeu os cilindros necessários e a prefeitura teve que transferir pacientes para outra unidade.

Aparecido disse que se trata apenas de um problema logístico de distribuição e que o abastecimento está garantido.

A Fiesp entrou no circuito e vai recolher 250 cilindros da indústria para enviar à White Martins, que colocará oxigênio em cada um deles. Depois disso, a federação de empresários vai entregá-los já cheios aos hospitais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.