Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Globo é condenada a pagar R$ 1,2 mi por uso indevido de imagem de índios xavantes

Disputa se deu em torno de direitos conexos ao de autor e de imagem por vídeo feito pelos índios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de 12 índios xavantes venceu uma batalha jurídica contra a TV Globo e vai receber R$ 1,2 milhão por uso indevido da imagem e da interpretação artística deles pela emissora.

DESENHO

A disputa se arrastou por quase duas décadas. Ela começou em 2002, quando a advogada Martha Macruz de Sá acionou a Justiça cobrando direitos conexos ao de autor e de imagem dos xavantes.

DESENHO 2

A defensora relatou que, em 1997, os índios lançaram um CD musical, e a TV Globo quis noticiar. Pediu imagens e os próprios xavantes mandaram um vídeo que eles mesmos produziram, de um ritual da aldeia. A Globo fez uma cópia e devolveu o original.

SURPRESA 

Para a surpresa deles, tempos depois as imagens apareceram no programa da Xuxa, animando o cenário em uma apresentação da banda Carrapicho. Em 1998, as mesmas imagens foram colocadas em um show que a TV Globo promoveu durante a Copa de 1998 no estádio do Paris Saint-Germain, com as presenças de Daniela Mercury e Gilberto Gil, entre outros.

PONTO FINAL 

Na ação, a TV Globo disse que colocou as imagens no ar para homenagear os xavantes. A Justiça, no entanto, reconheceu o direito deles ao pagamento. Em fevereiro, depois que um novo debate sobre valores foi definitivamente encerrado, o dinheiro foi depositado pela emissora. Os 12 índios que moveram a causa representavam o coletivo da aldeia, que realizou o trabalho.

BOA HORA 

“Foi um reconhecimento de que os indígenas são titulares de direitos. O desfecho chega em um momento importante, de tanta vulnerabilidade”, afirma Martha. Procurado, o advogado da TV Globo que atuou na causa não retornou à coluna.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.