Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Câmara de Ribeirão arquiva cassação de vereadora que criticou Bolsonaro

Duda Hidalgo (PT) participou de manifestação em defesa do ex-presidente Lula em abril e posou para foto perto de faixa com a frase 'Bolsonaro genocida'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Ribeirão Preto arquivou pedido de cassação do mandato da vereadora Duda Hidalgo (PT) por quebra de decoro parlamentar, alvo de representação por ter criticado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em abril, a vereadora participou de uma manifestação em defesa do ex-presidente Lula (PT) em Ribeirão Preto e postou uma fotografia em seu perfil numa re​de social em que ela aparecia próxima de um viaduto que tinha uma faixa com a frase "Bolsonaro genocida". Na ocasião, ela estava acompanhada de um assessor.

A representação alegava que a vereadora havia usado recursos públicos para estender faixas atacando o atual Presidente da República ao ser acompanhada de um assessor. Ela também era acusada de desrespeitar a lei Cidade Limpa.

Duda Hidalgo
A vereadora Duda Hidalgo (PT) - Reprodução

A defesa da vereadora demonstrou que a faixa de protesto citada na representação não era de responsabilidade de Duda e que o documento foi desprovido de requisitos básicos de admissibilidade, uma vez que não foi informado documentos essenciais da pessoa que assinava a representação.

"O ato praticado pela parlamentar nada mais é do que a manifestação pacífica de seu pensamento, garantia constitucional não só a políticos eleitos democraticamente como a qualquer pessoa", diz documento da defesa.

Os advogados Gabriela Araújo, Maíra Recchia, Priscila Pamela dos Santos e Marco Aurélio de Carvalho integram a defesa da vereadora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.