Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT, PSDB, MDB, PDT e outros oito partidos pedem ao TSE que exija explicações de Bolsonaro

As legendas apresentaram requerimento à corregedoria do tribunal para que o presidente prove as acusações de fraude eleitoral que repetiu em live

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Onze partidos protocolaram neste sábado (31) um requerimento para que o corregedor-geral eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Felipe Salomão, interpele Jair Bolsonaro.

Eles querem que o presidente da República preste esclarecimentos sobre as acusações que fez em uma live contra as urnas eleitorais.

Assinam o requerimento os partidos Solidariedade, MDB, PT, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU, PCdoB e Novo.

Bolsonaro durante live transmitida em suas redes sociais e replicada pela TV Brasil, órgão do governo federal - Reprodução

Apesar de repetir diversas vezes que não tinha prova alguma do que falava, Bolsonaro mostrou na live vídeos e convidou um suposto programador para fazer uma simulação de fraude no sistema eletrônico de votação.

Várias das suspeitas exibidas nos vídeos apresentados pelo presidente já foram investigadas tanto pelo TSE quanto pela Polícia Federal e pela imprensa e são comprovadamente falsas.

Ele divulgou também informações que não correspondem à realidade, como a de que apenas três países no mundo todo adotam urnas eletrônicas para as eleições sem confirmação do voto. Na verdade, são três países que aplicam em larga escala esse tipo de votação, mas o uso ocorre em mais de 40 países, de acordo com o TSE.

O presidente usou órgãos públicos para propalar suas suspeitas e chegou a convocar o ministro da Justiça, Anderson Torres, para tentar dar credibilidade às afirmações que fez.

Os partidos querem que Bolsonaro apresente eventuais documentos e provas "de suas ilações promovidas durante sua transmissão nas redes sociais que acusam o sistema eleitoral brasileiro de irregularidades".

Na petição, as legendas afirmam que, além de não comprovar qualquer fraude, Bolsonaro atacou outras instituições, "lançando acusações a autoridades públicas, antecipando debate eleitoral e utilizando-se de estrutura pública para palanque político".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.