Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Investigado por incêndio de Borba Gato, entregador Paulo 'Galo' Lima vai se apresentar à polícia

Advogado diz que integrante do movimento Revolução Periférica dará a sua versão dos fatos e explicará suas motivações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O paulistano Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido também como "Paulo Galo", deve se apresentar amanhã (28) no 11º Distrito Policial de Santo Amaro, que investiga o incêndio contra a estátua de Borba Gato, em SP.

Entregador de aplicativos, Paulo está sendo investigado por supostamente participar do ato. Ele é integrante do movimento Revolução Periférica.

"Ele vai se apresentar e dar a versão dele dos fatos, bem como explicar suas motivações", afirma o advogado André Lozano Andrade.

Paulo Lima, o Galo, membro dos Entregadores Antifascistas
Paulo Lima, o Galo, membro dos Entregadores Antifascistas - Bruno Santos/Folhapress

A polícia já tinha indiciado Thiago Viera Zem, dono do caminhão que foi usado para o transporte de pessoas e pneus até o monumento de Borba Gato.

Na petição em que declara que Paulo Lima quer colaborar com as investigações, a defesa afirma já er tomado conhecimento da existência de representação pela expedição de um mandado de prisão contra ele.

Os advogados pedem acesso ao inquérito para poder exercer o direito de defesa. E afirmam que, mesmo ciente do risco de prisão, o entregador "não irá se furtar de seu dever cívico frente à autoridade policial e o poder Judiciário".

Paulo "Galo" Lima é também fundador do Movimento dos Entregadores Antifascistas.

No sábado, um grupo desembarcou de um caminhão e espalhou pneus na avenida Santo Amaro e em torno do monumento, ateando fogo logo depois. O movimento Revolução Periférica assumiu a autoria do incêndio.

Policiais militares e bombeiros chegaram na sequência, controlaram as chamas e liberaram o tráfego. O ato terminou sem feridos nem detidos.

Em um vídeo postado nas rede sociais no dia 14 de julho, um dos integrantes do grupo afirmava que Borba Gato contribuiu ativamente para o genocídio da população indígena.

​Na sexta-feira (23), um dia antes do incêndio, o grupo tinha publicado outro vídeo no qual alguns de seus membros apareciam colando cartazes pelas ruas da cidade com a frase "Você sabe quem foi Borba Gato?".

O advogado criminalista Conrado Gontijo, doutor em direito penal pela USP, afirmou à Folha que a atitude de atear fogo ao monumento pode ser reprimida criminalmente, pois há crime de dano contra o bem público praticado por meio de materiais inflamáveis. E essa atitude, diz ele, "não está abrangida pelo direito de liberdade de expressão".

Gontijo afirma que, mesmo considerando inaceitável as homenagens a pessoas que apoiaram e executaram atos que contribuíram para o extermínio indígena e para a escravidão, o monumento é protegido pela lei penal.​

Veja, abaixo, a petição apresentada pela defesa de Paulo Lima:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.