Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Bolsonaro ainda não decidiu se tomará vacina, e ministros tentam convencê-lo

Auxiliares afirmam que foto do presidente sendo imunizado coroaria narrativa de protagonismo do governo federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro ainda não decidiu se tomará ou não a vacina contra o novo coronavírus. Ministros e auxiliares tentam convencê-lo, afirmando que uma foto dele sendo imunizando pode coroar a narrativa de que foi o governo federal que disponibilizou milhões de doses para os brasileiros.

GANGORRA 

De acordo com um interlocutor frequente de Bolsonaro, o presidente oscila. Às vezes dá sinais de que, sim, vai tomar a vacina depois que todos os adultos já tiverem recebido a sua dose. De outro, afirma que já pegou a doença, tem anticorpos e por isso não precisaria tomar o imunizante.

POR TODOS 

Casos de reinfecção pelo novo coronavírus, no entanto, já foram registrados. E a vacina é recomendada para o total da população, em busca de uma imunidade coletiva que derruba a circulação do vírus e ajuda a controlar a epidemia.

BIS 

Um dos arquirrivais de Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por exemplo, já teve Covid-19 duas vezes —uma delas, depois de imunizado.

CARTAZ 

O desejo de vários auxiliares é que Bolsonaro acabe cedendo, e seja apresentado como um dos últimos brasileiros que tomou a vacina, num sacrifício em nome do povo.

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.