Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Grafite de Osgêmeos no Museu Oscar Niemeyer deixa bisneto do arquiteto 'em prantos'

'Eles deveriam respeitar a arte do próximo', diz Paulo Sérgio Niemeyer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pintura feita pelos grafiteiros Osgêmeos na fachada do Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo próprio arquiteto em Curitiba, deixou o bisneto dele Paulo Sérgio Niemeyer “em prantos!”. “É uma decepção. Eles deveriam respeitar a arte do próximo, mas não tiveram essa sensibilidade”, diz o também arquiteto e presidente do Instituto Niemeyer.

PINCEL 

“É muito frustrante. Dá uma sensação de impunidade, de que tudo é permitido. Eles tinham que ter esse bom senso”, segue Paulo, que é conselheiro do CAU-RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro). “É uma afronta”, afirma ele, que diz estar avaliando medidas cabíveis contra a intervenção dos grafiteiros.

MEMÓRIA 

O desenho, concluído na quarta-feira (25), foi encomendado pela direção do próprio museu como parte da exposição com trabalhos da dupla que será inaugurada no dia 17 de setembro. Para Paulo, eles deveriam ter se negado a fazer a intervenção em respeito à obra de seu bisavô.

BENVINDO

“Sempre são colocados banners naquela fachada para anunciar as exposições. Nesse caso, surgiu a ideia de pedir para eles fazerem uma chamada”, explica a presidente do museu, Juliana Vosnika. “É uma intervenção temporária e não danifica o edifício. No fim, ela vai ser removida.” Segundo Juliana, o prédio não é tombado pelo Iphan (órgão federal de patrimônio histórico).

NOS TRINQUES 

Ela explica que “de forma alguma alguém vai querer danificar um edifício do Niemeyer”. “Talvez ele [Paulo] tenha se preocupado de uma forma um pouco prematura, mas posso dizer que [a pintura] está sendo um sucesso”, segue Juliana. “Escolas trouxeram seus alunos de forma espontânea para ver a intervenção, inclusive valorizando esse edifício icônico.”

MUNDO 

A dupla Osgêmeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, já expôs em diversos países e fez interferências na fachada da galeria Tate Modern, em Londres, e em um castelo na Escócia. Procurados, eles não quiseram se manifestar sobre as críticas do herdeiro de Niemeyer.

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.