Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu CPI da Covid

CPI pode estabelecer vínculo entre lobby para compra de vacinas e disseminação de fake news

Coronel apontado por executivos da Davati como um dos militares que facilitou o acesso à cúpula do Ministério da Saúde está ligado a Otávio Fakhoury, investigado por financiar notícias falsas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CPI da Covid acredita que pode estabelecer, nesta semana, o vínculo entre o esquema de lobby para a compra de vacinas no Ministério da Saúde e o de disseminação de fake news. Um dos elos entre os dois universos seria o coronel Helcio Bruno de Almeida, que presta depoimento nesta terça (10).

CPI da Covid no Senado ouve o reverendo Amilton Gomes de Paula - Pedro Ladeira - 3.ago.2021/Folhapress

ELO ENCONTRADO

Bruno de Almeida já foi apontado por executivos da Davati como um dos militares que facilitou o acesso à cúpula do Ministério da Saúde quando ele era comandado pelo general Eduardo Pazuello. A empresa oferecia 400 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford e foi recebida na pasta mesmo sem ter como comprovar que poderia disponibilizar as vacinas. E ainda diz ter ouvido pedido de propina.

ELO 2

O coronel era, ao mesmo tempo, presidente do Instituto Força Brasil, cujo vice-presidente, Otávio Fakhoury, é investigado por financiar sites que divulgam notícias falsas, inclusive sobre a epidemia da Covid-19.

ELO 3

Fakhoury já admitiu à Policia Federal que apoiou um dos sites, o Crítica Nacional, com “valores financeiros”.

LISTA

A equipe do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, preparou um dossiê em que lista dezenas de notícias mentirosas divulgadas por páginas ligadas ao coronel, a Fakhoury e ao instituto, além de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à própria CPI.

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.