Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Número de internados em UTIs fica abaixo dos 4 mil em SP pela primeira vez no ano, mas tensão permanece

Depois de registrar desaceleração na queda de casos, estado vê tendência melhorar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A tensão da equipe técnica que acompanha os dados de casos, internações e mortes por Covid-19 em São Paulo arrefeceu nesta quinta (19) com a contabilização das notificações dos cinco primeiros dias da semana: eles apresentaram ligeira melhora em relação à semana anterior, num cenário de abertura e presença da variante delta em que se temia que a situação pudesse deteriorar.

UFA!

Uma novidade chama a atenção: pela primeira vez no ano há menos de 4 mil pacientes internados em UTIs no estado.

MARCO

Na quinta, 3.979 doentes estavam em unidades de terapia intensiva em SP. Desde novembro do ano passado, os leitos ocupados em UTIs ficavam acima da marca.

MARCO 2

Em março deste ano, quando se registraram os piores números da história da epidemia, o número de pacientes em UTIs chegou a passar dos 13 mil.

ALÍVIO IMEDIATO

Os balanços mostraram também estabilização de casos e internações entre o domingo (15) e a quinta (19), com tendência de ligeira melhora em relação à semana passada. A perspectiva até então era de piora nos índices.

ALÍVIO 2

Aos dados: a média diária de novas internações caiu 12,4% (foram 832 pacientes hospitalizados), contra uma queda de apenas 2,3% nos primeiros cinco dias da semana passada em relação ao mesmo período da anterior.

UM POUCO

O índice da semana passada, que indicava desaceleração, tinha acendido a luz amarela. A situação segue tensa, dizem os técnicos, mas pelo menos melhorou um pouco em vez de desandar.

PRECISO

Os dados de internações, tanto em enfermaria quanto em unidades de terapia intensiva, são considerados os mais confiáveis, já que não existe subnotificação, como ocorre no número de casos. Nem atraso na compilação dos dados, como acontece com os óbitos.

FAMOSOS NA REDE

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.