Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidade prevê aumento de 30% em cirurgias cardíacas depois do pico da epidemia de Covid

O número, porém, é bem mais baixo do que a real demanda reprimida de pacientes que suspenderam procedimentos por causa do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) estima que neste ano já houve um aumento de 30% no número de cirurgias cardíacas realizadas em comparação ao mesmo período de 2020. Essa percentagem, porém, é bem mais baixa do que a real demanda reprimida de pacientes que suspenderam procedimentos cirúrgicos eletivos por causa da pandemia da Covid-19.

PEITO 2 

”É um alerta. Esperávamos um aumento maior”, diz o presidente da federação, Adelvânio Francisco Morato. Segundo ele, durante a pandemia houve hospitais que registraram queda de 60% nos atendimentos a pacientes cardíacos. “[Pela suspensão de acompanhamento], há casos eletivos que estão se tornando urgências”, segue ele, sobre riscos de infartos e AVCs.

Médicos realizam uma cirurgia de correção de arritmia cardíaca - Leonardo Wen - 21.mar.2007/Folhapress

CAVEIRA NA AGULHA

A revista GQ de outubro de 2021 publica ensaio de moda em homenagem aos 30 anos de carreira do estilista Alexandre Herchcovitch; na imagem, os modelos Gabriel Pitta e Thiago Zampieri usam fraques e calças da coleção verão de 1998/1999 e a modelo Naja usa sobretudo da coleção de inverno 2004, inspirada no universo do Zé do Caixão
Gui Paganini/GQ

Alexandre Herchcovitch, 50, completou 30 anos de carreira na moda. Para celebrar a data, as revistas GQ e Vogue Brasil publicam em suas edições de outubro uma retrospectiva das principais coleções do estilista, como a inspirada no universo de Zé do Caixão, de 2004. A primeira parte do ensaio, da qual a imagem acima faz parte, está na GQ que acaba de chegar às bancas. Já a segunda poderá ser vista na Vogue, no dia 13.

com LÍGIA MESQUITA, BRUNO B. SORAGGI, VICTORIA AZEVEDO e BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.