Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula e Alckmin se encontram em jantar do grupo Prerrogativas em SP; veja primeiro registro

Ex-governador de São Paulo é cotado para ser vice do petista em chapa para disputar a Presidência em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo ​Alckmin tiveram sua primeira reunião em público após uma parceria eleitoral para 2022 ter começado a ser ventilada nas últimas semanas.

O esperado encontro entre os dois ocorreu durante um jantar, neste domingo (19), promovido pelo grupo de advogados Prerrogativas, que contou com 500 convidados no restaurante A Figueira Rubaiyat, em São Paulo.

Lula (PT) e Alckmin se abraçam durante jantar em SP
Lula (PT) e Alckmin se abraçam durante jantar em SP - Acervo pessoal

Até agora, a articulação para que Alckmin seja vice de Lula em uma chapa para concorrer à Presidência em 2022, vinha ocorrendo nos bastidores.

O ex-governador paulista está conversando com Lula e com o PT para ser candidato a vice-presidente na chapa do petista em 2022. As tratativas foram antecipadas pela coluna, em novembro.

Os advogados e coordenadores do  Prerrogativas Fabiano Silva do Santos, Marco Aurélio de Carvalho, Gabriela Araujo e Bruno Sales posam para foto com o ex-presidente Lula, no jantar que o grupo organizou no restaurante A Figueira Rubaiyat, em SP, no domingo (19)
Os advogados e coordenadores do Prerrogativas Fabiano Silva do Santos, Marco Aurélio de Carvalho, Gabriela Araujo e Bruno Sales posam para foto com o ex-presidente Lula, no jantar que o grupo organizou no restaurante A Figueira Rubaiyat, em SP, no domingo (19) - Egberto Nogueira/Ímãfotogaleria

Para entusiastas da ideia, a participação de ambos no evento marca essa aproximação.

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (17) mostra que, para 70% dos eleitores, a hipótese da chapa Lula-Alckmin não altera a chance de votar no petista, que lidera a corrida com 48%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 22%.

O jantar ocorre após a saída de Alckmin do PSDB, anunciada nesta semana. A desfiliação do ex-governador da legenda que ajudou a fundar, há 33 anos, também foi vista como um avanço na direção da formação da chapa, articulada sobretudo pelo ex-governador Márcio França (PSB) e pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

A informação de que Alckmin deixaria o PSDB foi antecipada pela coluna em maio. Naquele mês, ele avisou a aliados que deixaria a legenda, hoje dominada pelo governador João Doria (PSDB-SP).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.