Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Casos de Covid-19 começam a cair no estado de SP, mas óbitos seguem em alta

As internações, que começaram a declinar há duas semanas, também continuam em queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de casos de Covid-19 começou a cair no estado de São Paulo, depois de um pico de 14.542 registros diários, em média, computados na semana passada. A queda foi de 4%, com a notificação de 13.958 casos, segundo dados do governo de São Paulo.

UTI de atendimento exclusivo a crianças com Covid do Hospital Cândido Fontoura, o maior do estado de São Paulo.
UTI de atendimento exclusivo a crianças com Covid do Hospital Cândido Fontoura, o maior do estado de São Paulo. - Adriano Vizoni/Folhapress

SEMPRE 2

As internações, que começaram a declinar há duas semanas, também seguem em queda. De um pico de 1.521 hospitalizações diárias, em média, na semana passada, elas baixaram para a média de 1.264 internações internações por dia nesta semana.

REFLEXO

O número de mortes, no entanto, segue em alta, o que sempre ocorre depois de uma explosão de pessoas internadas —parte delas não resiste ao tratamento. A alta foi de 10,8%, passando de uma média diária de 246 óbitos na semana passada para 272 nesta semana.

LUZ...

E o Brasil registrou, pela primeira vez em 2022, um sinal de melhora no índice de ocupação de leitos de UTI por pacientes infectados pelo coronavírus. O dado foi obtido na última segunda-feira (14) pelo Observatório Covid-19 Fiocruz.

... NO FIM DO TÚNEL

Das nove unidades federativas que se encontravam na zona crítica na semana passada, com um índice de ocupação de leitos de UTI Covid igual ou superior 80%, somente quatro permanecem nessa situação: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

TENDÊNCIA

O índice de leitos de terapia intensiva ocupados caiu ao menos cinco pontos percentuais em 15 estados. Em alguns deles, a diminuição foi ainda mais surpreendente —no Pará, por exemplo, a taxa da ocupação passou de 79% para 63%, enquanto no Amapá despencou de 63% para 44%.

ALÍVIO

"Embora algumas taxas de ocupação de leitos ainda estejam muito elevadas, é um alento a percepção de que o arrefecimento da grande onda de casos provocada pela ômicron, sentida em dados epidemiológicos, está começando a se refletir na diminuição da ocupação de leitos de UTI", afirma nota técnica da Fiocruz.

RESPOSTA

A instituição diz que números mais críticos de internações e óbitos foram evitados graças ao avanço da campanha de vacinação. E afirma que os dados das próximas semanas devem dar uma visão mais clara sobre o cenário.​

PIPOCA

A atriz Laura Neiva e seu marido, o ator Chay Suede, compareceram à sessão para convidados do filme "A Jaula", de João Wainer, realizada no JK Iguatemi, em São Paulo, na segunda-feira (14). Suede protagoniza o longa, que estreia na próxima quinta (17). O rapper Mano Brown foi um dos convidados do evento. A apresentadora Astrid Fontenelle, que faz uma participação no filme, e seu marido, o empresário Fausto Franco, também estiveram lá.​

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.