Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu indígenas

Memorial da América Latina vai reabrir instalação de Maria Bonomi sobre história indígena

Reforma da obra, iniciada há seis meses, já se encontra na fase final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Memorial da América Latina, em São Paulo, planeja reabrir para visitação a instalação "Etnias: Do Primeiro e Sempre Brasil", da artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi.

Reflexo do prédio Salão dos Atos (à esq.) em vidro espelhado, no Memorial da América Latina, em São Paulo - Eduardo Knapp - 13.mar.2019/Folhapress

TUDO PRONTO

A reforma da obra, iniciada há seis meses, já se encontra na fase final. O trabalho foi exposto pela primeira vez em 2008 e está localizado na passagem de 50 metros que liga o metrô Barra Funda ao conjunto arquitetônico da instituição.

Um dos painéis da obra "Etnias: Do Primeiro e Sempre Brasil", de Maria Bonomi, no Memorial da América Latina, em São Paulo - Divulgação

VARIEDADE

"Etnias" é composta por um conjunto de painéis talhados em relevo que releem a história dos indígenas no Brasil. Foram usados nela argila, bronze e alumínio. A restauração foi realizada pela própria artista e sua equipe, com apoio do Memorial.


BANDEIRINHAS

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) participaram de visita guiada à exposição "Volpi Popular", no Masp, na capital paulista. O passeio, realizado na quinta (24), foi destinado a patronos do museu, como é o caso de Ohtake. A diretora vice-presidente da instituição, Juliana Siqueira de Sá, esteve lá. A mostra tem curadoria do curador-chefe do Masp, Tomás Toledo.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.