Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

SP registra queda no número de crianças com Covid internadas em UTI

Técnicos acreditam que a diminuição dos casos está relacionada com a vacinação infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de crianças internadas em UTIs pediátricas por causa da Covid-19 começou a cair de forma acelerada em São Paulo. No dia 31 de janeiro, ele atingiu o pico deste ano: 260 pequenos pacientes precisavam de cuidados especiais. Na segunda (7), já eram 183. A média semanal também está em desaceleração.

Enfermeiras fazem procedimento em criança com Covid na UTI do Hospital Infantil Cândido Fontoura, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

NO BRAÇO

Os técnicos que acompanham os dados acreditam que a vacinação infantil já começa a mostrar efeito.

MESMA ONDA

Ao analisar os números, eles perceberam que a explosão de internações de crianças em UTIs em janeiro deste ano por causa da ômicron seguia uma curva semelhante à de março do ano passado, quando o país viveu os piores meses da epidemia.

MESMA ONDA 2

Até mesmo o número de pequenos em UTIs no pior momento de cada ano é semelhante: em 25 de março de 2021, 267 pequenos pacientes estavam em unidades intensivas em SP —quantidade semelhante aos 260 registrados em janeiro deste ano.

MAIS SUAVE

Já no caso de adultos, vacinados massivamente, as curvas de internação foram até agora mais amenas do que as do ano passado.

SUAVE 2

Em 2 de abril de 2021, o pior dia da epidemia até agora, 13.119 pacientes ocupavam leitos de UTI Covid em SP; neste ano, a pior marca, de 2 de fevereiro, foi a de 4.071 doentes em cuidados intensivos.

BARREIRA

A conclusão preliminar é que os imunizantes conseguiram proteger os adultos e amenizar o impacto da variante, enquanto as crianças seguiam desprotegidas.


A VEZ DE MARINA

A cantora Marina Sena, mulher branca de cabelos negros com comprimento até o final das costas, está em pé, de perfil, usando apenas calça jeans, com parte do bumbum e do seio esquerdo à mostra
A cantora mineira Marina Sena, 25, fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel, da IpsisPUB - Bob Wolfenson/Divulgação

Marina Sena, 25, que ganhou o prêmio de cantora revelação de 2021 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), foi fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel. A publicação de literatura, artes visuais e jornalismo editada pela IpsisPUB será lançada no dia 20.

Na entrevista, a mineira fala de como a colega Anitta, que faz sucesso também fora do país, é uma inspiração. "Ela tem essa autoestima para ir ​pra cima, se banca mesmo. Porque não é permitido para o brasileiro ter autoestima, entendeu? A gente não aprendeu a dar esse saltinho, e ela falou ‘mano, esse carma aqui não vou pegar para mim’", diz.

A cantora também declara voto em Lula. "Ele tem o fervor que a gente precisa", afirma.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.