Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro fica desgastado entre evangélicos por demora em demitir o ministro da Educação

Parlamentares ligados à bancada religiosa se queixam de que o presidente os deixou 'apanhar' sozinhos nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro ficou desgastado entre líderes evangélicos com a demora em demitir o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que apresentou pedido de exoneração do cargo na segunda (28). Parlamentares ligados à bancada religiosa que sempre defenderam o governo se queixam de que o presidente os deixou 'apanhar' sozinhos nas redes sociais por causa do escândalo que envolveu pastores e o ministro na distribuição de verbas da educação para prefeituras.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Educação, Milton Ribeiro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Educação, Milton Ribeiro - Evaristo Sá/AFP

SOBROU

Segundo eles, enquanto pastores e líderes evangélicos eram criticados em imagens e memes que os conectavam com dinheiro e interesses escusos, os bolsonaristas de outras bancadas eram poupados –inclusive os filhos do presidente, Eduardo e Flávio Bolsonaro, que saíram em defesa do então ministro.

SOBROU 2

Além disso, os parlamentares começaram a ser cobrados por prefeitos por não conseguirem a liberação de recursos no Ministério da Educação –enquanto os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, sem cargo e sem mandato, tinham livre trânsito na pasta e consequente sucesso na obtenção de dinheiro para os municípios.

SOBROU 3

Ou seja, além de terem a imagem ligada a dinheiro sujo e irregularidades sem ter qualquer envolvimento no escândalo, os pastores que têm mandato ficaram desmoralizados também no aspecto político, já que ficou evidente que eles não tinham prestígio algum no Ministério da Educação.

PEDRAS

Apesar do que definem como massacre nas redes, e das manifestações e pedidos insistentes dos religiosos para que Ribeiro fosse afastado do MEC, Bolsonaro ignorou os apelos. Disse ainda que colocava a "cara no fogo" pelo ministro, e retardou a saída dele do governo até onde foi possível.


TELA

A designer Paola de Orleans e Bragança e seu marido, o fotógrafo Tinko Czetwertynski, na abertura das exposições individuais dos novos artistas representados pela galeria Vermelho, Ana Amorim e André
Vargas. Os galeristas Jan Fjeld e Thiago Gomide, dono da Gomide & Co, também compareceram ao evento, ocorrido no sábado (26), em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, BRUNO B. SORAGGI, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.