Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Empresário bolsonarista é condenado a pagar R$ 14 mil por chamar Randolfe Rodrigues de 'gazela'

Em decisão, juíza afirma que o uso da expressão por Otavio Fakhoury é 'injustificável' e não se relaciona à atuação política do senador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O empresário Otavio Fakhoury foi condenado a indenizar em R$ 14 mil o senador Randolfe Rodrigues (Rede -AP) por chamá-lo de "gazela" nas redes sociais. A decisão é da juíza Camille Gonçalves Javarine Ferreira, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília. Cabe recurso.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) durante a abertura da CPI da Covid, no Senado Federal - Pedro Ladeira - 27.abr.2021/Folhapress

No dia 23 de junho de 2021, Fakhoury, que é também vice-presidente nacional do PTB, publicou no Twitter: "Gazela? Você está falando do Randolfe? Só pode ser porque ele que usa máquina pública. Eu pago advogado com recursos próprios e pago custas judiciais também. Ah e outra coisa, meu hormônio chama-se testosterona e sua produção natural nunca foi problema para mim."

Segundo a juíza, o uso da expressão gazela "é injustificável". Ela acrescenta que o fato de Fakhoury ter repetido a utilização do vocábulo ao responder ao tuíte de uma outra pessoa não tira a responsabilidade dele.

"[Ele] optou por fazê-lo, sendo ciente —inclusive pelo teor de sua contestação— de que o termo é utilizado em sentido pejorativo, e não se relaciona à atuação política do autor. Significa dizer que, deliberadamente, em repetição ao interlocutor ou não, optou por extrapolar a manifestação de seu pensamento político e atingir a honra do requerente [Randolfe Rodrigues]", escreve na sentença.

Ainda de acordo com a magistrada, "uma coisa é criticar o homem público, apontando-lhe as falhas e os defeitos na esfera moral e administrativa, outra é visar intencionalmente o seu desprestígio, colocá-lo ao ridículo".

O empresário diz que irá recorrer da sentença e e que "confia na sua integral modificação perante a instância superior".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.