Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gilmar Mendes visita Incor e médica diz que hospital só 'não fechou por causa dele'

Ministro e sua mulher, Guiomar Mendes, apoiaram a instituição para que ela mantivesse o certificado de entidade beneficente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e sua mulher, a advogada Guiomar Mendes, visitaram nesta sexta (20) o Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da USP, onde foram homenageados.

O casal foi recepcionado pelos médicos Roberto Kalil Filho, presidente do conselho diretor da instituição, Ludhmila Hajjar, diretora da unidade de cardio-oncologia do hospital, e Eloisa Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas.

A médica Ludhmila Hajjar, Guiomar Mendes, o médico Roberto Kalil Filho, o ministro do STF Gilmar Mendes, e a médica Claudia Cozer
A médica Ludhmila Hajjar, Guiomar Mendes, o médico Roberto Kalil Filho, o ministro do STF Gilmar Mendes e a médica Claudia Cozer - Sergio Cruz/Divulgação Incor

O objetivo era apresentar ao ministro o trabalho que o Incor realiza na saúde pública, na área científica e de ensino. E agradecer o apoio de Mendes e de Guiomar para que a instituição mantivesse o Cebas (Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Educação). O documento permite que o complexo hospitalar fique isento do pagamento de determinados impostos.

Sem ele, a instituição teria que desembolsar cerca de R$ 300 milhões por ano, e teria seu funcionamento comprometido. "O hospital só está aberto por causa deles", diz Ludhmila Hajjar.

O casal conheceu o recém-inaugurado centro de pesquisa para novos tratamentos cardiológicos preventivos em pacientes oncológicos, e visitou também a UTI pediátrica do hospital.

Durante a visita, Kalil reforçou a necessidade de o universo político ter olhos mais atentos para a área da saúde.

Os médicos todos reafirmaram o desejo do complexo de estar à frente de discussões sobre políticas de saúde pública no Brasil, especialmente na área de tecnologia e inovação nos tratamentos de alta complexidade.

Depois da visita ao Incor, Gilmar Mendes e Guiomar seguiram para a Faculdade de Medicina da USP, onde foram recepcionados pelo diretor da instituição, Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, e pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Gimar Mendes foi homenageado por seu empenho e auxílio nas questões da saúde pública brasileira.

No fim da cerimônia, o ministro e Guiomar receberam o busto de Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da Faculdade de Medicina da USP —que está localizada na célebre avenida Doutor Arnaldo, assim batizada em homenagem a ele.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.