Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Suspeito de matar ator de 'Chiquititas' denuncia policiais por vazamento de imagens

Defensor que representa Paulo Cupertino Matias fala em possíveis crimes de abuso de autoridade e infrações administrativas cometidos no caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A defesa do comerciante Paulo Cupertino Matias, acusado de matar o ator da novela "Chiquititas" Rafael Miguel e os pais do jovem, acionou o Ministério Público de SP, a Controladoria Geral do Estado e a Corregedoria dos Presídios pedindo a investigação de policiais civis e de servidores envolvidos em sua prisão.

Cupertino é representado pela Defensoria Pública de São Paulo. O órgão enumera diversas reportagens televisivas que reproduziram imagens feitas pelo poder público da captura do comerciante e de sua audiência de custódia, além de gravações internas de duas unidades prisionais onde ele ficou detido.

O comerciante Paulo Cupertino Matias, suspeito pela morte do ator Rafael Miguel e os pais do jovem, após ser preso em São Paulo
O comerciante Paulo Cupertino Matias, suspeito pela morte do ator Rafael Miguel e os pais do jovem, após ser preso em São Paulo - Divulgação - 16.mai.2022/ Polícia Civil

Segundo a Defensoria, Cupertino não autorizou a divulgação das imagens e manifestou receio de que possa sofrer represálias no cárcere em razão da exposição indevida do caso. Ele também diz temer que seus familiares sejam prejudicados ou sofram retaliações.

O acusado ainda relata ter sido visitado por diversos advogados desconhecidos com a conivência do centro de detenção provisória onde se encontrava, na capital. Um deles teria dito que faria a sua defesa se Cupertino aceitasse conceder entrevista a um repórter policial.

No âmbito da atuação da Polícia Civil, a Defensoria diz que o comerciante foi submetido "à verdadeira execração pública" pelo delegado geral de polícia, Osvaldo Nico Gonçalves, que se referiu a ele com os adjetivos de "vagabundo", "cínico", "cara de pau", "estelionatário" e "171" publicamente, entre outros.

A força policial também teria permitido o registro de imagens de Cupertino sem o seu expresso consentimento no interior de seus prédios. O conjunto de práticas, segundo a Defensoria, indicaria os possíveis crimes de abuso de autoridade e infrações administrativas.

O defensor público Renato De Vitto, que assina as representações, destaca que a Constituição Federal protege a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, estejam elas privadas de liberdade ou não. "A cessão de imagens sigilosas tomadas dentro de unidades penais do Estado, para redes televisivas que visam o lucro, constitui crime e grave infração disciplinar", afirma Vitto.

Algumas das imagens veiculadas nem sequer foram incluídas nos autos do processo contra Cupertino, tendo como única finalidade a exibição nos canais de televisão, de acordo com o defensor. Vitto também afirma que os agentes públicos envolvidos na prisão e custódia de Cupertino tiveram o intuito de se beneficiar com o episódio.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) diz que os policiais agiram estritamente dentro da lei ao capturar e conduzir um fugitivo que estava foragido havia três anos.

"A Polícia Civil trabalhou arduamente para prender um dos criminosos mais procurados do estado, que matou de maneira cruel e covarde o ator Rafael Miguel e os pais dele, por não aceitar o namoro da própria filha com o artista", afirma a SSP em nota.

Paulo Cupertino Matias hoje se encontra na penitenciária de Presidente Venceslau, no interior paulista. Sua defesa, porém, diz que o local não é o mais adequado e pede a sua transferência para o centro de detenção de Guarulhos ou para a penitenciária de Tremembé, afirmando suposto risco à sua integridade física e mental.

Questionada, a Secretaria de Administração Penitenciária não comenta as acusações e diz que "pela periculosidade do criminoso, assassino de três pessoas, e o histórico de foragido da Justiça, a Penitenciária I de Presidente Venceslau tem o regime mais adequado ao seu perfil".

Rafael Miguel tinha 22 anos quando foi assassinado, em 2019. Ele estava com seus pais, Miriam Selma Miguel, 50, e João Alcisio Miguel, 52, que também foram atingidos e mortos no ataque, ocorrido em São Paulo.

Rafael Miguel ficou conhecido ao interpretar "Paçoca" na novela infantil "Chiquititas", exibida pelo SBT entre os anos de 2013 e 2015. Antes disso, já tinha participado das novelas "Pé na Jaca" (2006-2007) e "Cama de Gato" (2009-2010), na Globo.

Paulo Cupertino Matias foi preso em maio deste ano por policiais do 98º DP. Ele estava escondido em hotel em Interlagos, na mesma região onde é acusado de ter cometido os assassinatos. Ele foi localizado pelos investigadores da Polícia Civil após uma denúncia anônima.

Cupertino estava foragido desde o crime e chegou a mudar de nome para Manoel Machado da Silva. Ele passou por cidades do interior paulista, como Sorocaba e Campinas, do Paraná (Jataizinho) e do Mato Grosso do Sul (Ponta Porã), onde trabalhou como cuidador de gado em uma fazenda.

Em julho de 2020, o homem passou a compor a lista dos criminosos mais procurados pela polícia paulista.

SOBRE O PALCO

O ator Expedito Araújo, que atualmente reside em Moçambique, fez uma leitura dramática da peça "Chovem Amores na Rua do Matador", na semana passada, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A obra foi adaptada para o teatro a partir de conto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa. A atriz Iara Jamra e o produtor cultural Celso Curi estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.