Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Fachin diz que resultado das urnas será soberano em reunião com ex-desafetos da Lava Jato

Ministro disse a advogados que TSE está preparado para conduzir o pleito a qualquer custo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, se reuniu nesta terça-feira (26) com 11 advogados do grupo Prerrogativas, um dos críticos mais contundentes de suas decisões à época da Lava Jato.

Alguns dos integrantes do coletivo chegaram a cortar relações pessoais com o ministro por discordar de suas sentenças em relação à operação —mas agora dizem deixar as diferenças de lado em nome da defesa da democracia e das instituições brasileiras.

0
O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral - Pedro Ladeira-23.fev.2022/Folhapress

No encontro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o candidato que se sagrar vencedor por meio do sistema de votação será diplomado, que o resultado das urnas é soberano e que a corte trabalhará pela higidez e pela permanência do Brasil na quadra histórica da democracia.

Fachin também mostrou aos advogados um mapa das eleições no país e afirmou que a corte está preparada para conduzir o pleito a qualquer custo e a qualquer preço contra qualquer dúvida ou ataque.

Participantes da audiência desta terça-feira classificam a reunião como "memorável" pelas palavras contundentes usadas pelo ministro.

Estiveram na audiência com o ministro Edson Fachin os advogados Marco Aurélio de Carvalho, ​Alessandra Camarano, Marcelise Azevedo, Carol Proner, Mauro Menezes, Michel Saliba, Daniela Teixeira, Juliano Breda e Luiz Viana e a desembargadora aposentada Kenarik Boujikian. Os advogados Gabriela Araujo e Lênio Streck estavam previstos para o encontro, mas não puderam comparecer.

Convidado pela direção da Faculdade de Direito da USP a comparecer ao evento em defesa da democracia que será realizado na instituição em 11 de agosto, o presidente do TSE disse aos advogados emissários que tentaria mexer em sua agenda para estar presente.

O magistrado ainda recebeu solidariedade do grupo Prerrogativas pelos ataques que ele e sua família vêm sofrendo por causa de sua atuação nas cortes superiores. A reunião tinha duração prevista de meia hora, mas acabou se estendo por uma hora e meia.

No encontro, os advogados do Prerrogativas fizeram um apelo para que os casos de violência política, de gênero e de raça que já ocorreram e ainda podem vir a ocorrer no país não sejam tratadas como episódios isolados.

O grupo ainda requisitou sua participação em um grupo de trabalho que deve acompanhar casos de violência nas eleições e reunirá, além do TSE, os Tribunais Superiores Eleitorais e entidades da sociedade civil.


TAPETE VERMELHO

A atriz Paolla Oliveira e o ator Lázaro Ramos receberam convidados na pré-estreia do filme "Papai É Pop", realizada no Cinemark Iguatemi, em São Paulo, na segunda-feira (25). A cantora e também atriz Elisa Lucinda, que atua no longa, compareceu ao evento. O apresentador Manoel Soares e seu filho Alex estiveram lá. ​

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.