Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Eurasia desmente fake news e diz que Lula segue favorito para vencer as eleições

Notícia falsa, que passou a circular nesta quinta (25), causou espécie entre clientes da consultoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Eurasia Group, uma das principais consultorias globais para a análise do ambiente político, desmentiu nesta quinta-feira (25) uma mensagem que afirmava ser "uma questão de tempo" para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderasse as pesquisas de intenção de voto.

O ex-presidente Lula durante entrevista coletiva em São Paulo - Miguel Schincariol - 22.ago.2022/AFP

Após a circulação do texto fraudulento nas redes sociais, o grupo emitiu uma nota negando que tenha mudado sua análise sobre o pleito brasileiro —e reafirmando a previsão de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer a disputa.

De acordo com a Eurasia Group, o petista tem uma probabilidade de 65% de ganhar a disputa pelo Palácio do Planalto neste ano.

Informação falsa envolvendo a consultoria Eurasia Group foi propagada nas redes sociais nesta quinta (25) - Reprodução

A informação foi disseminada nas redes sociais e causou espécie também entre clientes da consultoria, segundo interlocutores ouvidos pela coluna. Muitos deles estranharam o fato de não ter sido feito um aviso prévio sobre a nova previsão para as eleições.

Uma explicação para o início da confusão estaria na má interpretação de um material diário que foi enviado pelo grupo. Nele, era comentada uma pesquisa de um outro instituto, o Brasmarket, que não tem ligação com a Eurasia, e que fazia uma mera simulação do atual presidente da República à frente de Lula no primeiro turno.

Informação falsa envolvendo a consultoria Eurasia Group circulou, em inglês, em grupos de WhatsApp nesta quinta (25) - Reprodução

A expectativa dos analistas da Eurasia Group é de que, nas próximas semanas, ocorra um acirramento nas intenções de voto entre os dois principais candidatos à Presidência. Não há, porém, qualquer indicativo de que a aposta na vitória de Lula pela consultoria seja mudada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.