Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Movimento Livres diz querer 'frear populismo' e amplia apoio a candidaturas liberais em 2022

Liderado por Magno Karl, grupo oferece projeto de formação política a seus apadrinhados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O movimento liberal Livres apoiará oficialmente a eleição de 60 candidatos para cargos no Executivo e no Legislativo no dia 2 de outubro. Filiados a nove partidos diferentes, como Novo, Cidadania, PSD e União Brasil, todos eles passaram por um projeto de formação oferecido pelo grupo e se dizem alinhados às ideias do Livres.

Parlamentares conversam no plenário do Senado após fim de sessão - Pedro Ladeira - 17.out.2018/Folhapress

Em relação à eleição de 2018, houve um aumento de 30% no número de candidatos certificados pelo movimento. A qualificação é obtida por meio de mentorias e projetos do grupo que buscam qualificar a atuação política.

Um dos nomes mais expressivos apoiados pelo movimento liberal neste ano é o do deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), que disputa a Vice-Presidência na chapa de Felipe D’Avila (Novo). Há ainda o deputado Vinicius Poit (Novo-SP), que concorre ao governo paulista, e a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania-PE), candidata a vice-governadora de Pernambuco.

"O Livres não apoia formalmente nenhum candidato a presidente, apesar de termos associados do movimento colaborando com a formulação de propostas para diferentes projetos nacionais", afirma o diretor-executivo do Livres, Magno Karl.

"No nosso entendimento, contudo, mais importante do que o nome que será eleito para o Executivo é construir um Legislativo forte, que ajude a frear projetos populistas e defenda os valores liberais", continua.

Para o pleito deste ano, o movimento formulou cem ideias "para um Brasil mais livre". As propostas foram reunidas no "Caderno de Políticas Públicas", disponível em seu site.


BABEL

A cantora Luísa Nascim, que está à frente da banda Luísa e os Alquimistas - Rafael Avancini/Divulgação

O quarto álbum da banda potiguar Luísa e os Alquimistas ganhou data de estreia. Composto por dez faixas que passam por gêneros como forró, pop, piseiro e música jamaicana, "Elixir" chegará às plataformas no próximo dia 23. O trabalho sucede o disco "Jaguatirica Print" e reúne composições que exploram línguas como francês, espanhol e até sânscrito, como ocorre em sua última faixa, "Mantra".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.