Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'O mundo nunca mais será o mesmo', diz associação de correspondentes sobre morte da rainha Elizabeth

'Entramos definitivamente no século 21 com a perda da mulher mais famosa do mundo', afirma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil) lamentou a morte da rainha Elizabeth 2ª, na tarde desta quinta (8).

"Elizabeth 2ª era um ícone do século 20 e destas duas décadas do século 21. Sua popularidade era absoluta em todo o planeta", diz a entidade em nota assinada por Edmar Figueiredo, presidente da ACIE.

A rainha Elizabeth 2ª sorri no Palácio de Buckingham em evento de seu Jubileu de Platina - Chris Jackson - 5.jun.22/Pool/AFP

A associação lembra que a monarca viu 15 primeiros-ministros tomarem posse, incluindo a atual, Liz Truss. E que o reinado de Elizabeth atravessou a guerra fria, várias crises políticas e econômicas, além de ter visto o Reino Unido entrar e sair da União Europeia e ter atravessado a pandemia."

"Um dos seus maiores legados é a confiança do povo britânico à monarquia. O mundo nunca mais será o mesmo. E entramos definitivamente no século 21 com a perda da mulher mais famosa do mundo, aos 96 anos."

Leia a nota na íntegra:

"A ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil) manifesta seu mais profundo pesar com a morte, nesta quinta-feira [8], da rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra. Ela morreu 'pacificamente' nesta tarde, no Castelo de Balmoral, na Escócia, segundo o comunicado oficial do Palácio de Buckingham, em Londres!

Seus quase 70 anos de reinado —o mais longevo da história— foram marcantes no mundo inteiro. Elizabeth 2ª era um ícone do século 20 e destas duas décadas do século 21.

Sua popularidade era absoluta em todo o planeta. Ela viu 15 primeiros-ministros tomarem posse, incluindo a atual, Liz Truss. Seu reinado atravessou a guerra fria, várias crises políticas e econômicas, viu o Reino Unido entrar e sair da União Europeia, atravessou a pandemia.

Um dos seus maiores legados é a confiança do povo britânico à monarquia. O mundo nunca mais será o mesmo. E entramos definitivamente no século 21 com a perda da mulher mais famosa do mundo, aos 96 anos.

Nossas condolências à toda a família real, ao povo britânico, e aos nossos colegas correspondentes que representam toda a mídia do Reino Unido.

#godsavethequeen"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.