Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Justiça determina que Rodrigo libere passe livre em metrô e trem nas eleições

Depois de divulgada a decisão, governador enviou uma nota afirmando que ele já havia decidido liberar as passagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), libere o acesso gratuito às linhas de trem e de metrô no próximo domingo (30), segundo turno das eleições.

A decisão liminar é do juiz Josué Vilela Pimentel. "A medida não guarda qualquer caráter partidário ou tendente a causar desequilíbrio ao pleito, na medida em que se pede a garantia de gratuidade a todo e qualquer cidadão, indistintamente", afirma o magistrado em sua decisão.

O governador Rodrigo Garcia chega aos estúdios do SBT, em São Paulo, para participar de debate - Ronny Santos - 17.set.2022/Folhapress

E segue: "A garantia de transporte público gratuito, por outro lado, colabora com a lisura das eleições, na medida em que desincentiva o conhecido e famigerado transporte clandestino de eleitores financiado por interesses partidários".

A determinação se dá no âmbito de uma ação popular apresentada pela deputada estadual de São Paulo Professora Bebel (PT). Ela argumenta que a abstenção no país é maior entre pessoas de menor renda e escolaridade e que esses eleitores "não possuem condições materiais de exercitar o seu direito ao voto".

A decisão, que contempla a região metropolitana de São Paulo, pode beneficiar o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), o petista tem 49% das intenções de voto entre os eleitores da região, ante 41% de Jair Bolsonaro (PL).

A situação se inverte no interior paulista, onde o atual mandatário concentra 55% das intenções de voto, e Lula, 38%.

O instituto ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre terça (25) e esta quinta-feira. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e está registrada sob o código BR-04208/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Depois de divulgada a informação do TJ-SP, a assessoria do governador enviou uma nota à coluna afirmando que ele já havia determinado a libereção das passagens. A nota informa que "a decisão do governador Rodrigo Garcia foi tomada após análise dos impactos financeiros da medida para o Estado".

Ele segue: "A gratuidade no transporte público estadual custará R$ 11,5 milhões, com base nas quase 2 milhões de pessoas que são transportadas pelo sistema aos domingos".

Garcia diz ainda que "domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre".

Na segunda-feira (25), o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), anunciou concessão do benefício para ônibus municipais na cidade de São Paulo.

Nesta semana, ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovaram uma resolução que veta o corte de transporte público no segundo turno e permite que gestores ofereçam novas linhas ou passe livre no dia de votação sem que fiquem sujeitos a acusações de crime eleitoral ou improbidade.

A resolução da corte eleitoral acompanha decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de autorizar administrações municipais e concessionárias a fornecerem o transporte gratuitamente durante o pleito.

A ideia é garantir às pessoas condições para que exerçam o direito de votar —que, no Brasil, é também uma obrigação. Apesar da decisão da corte, cabe a cada gestor decidir o que fazer em relação à gratuidade.

No primeiro turno das eleições deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) contestou decisão do STF que ordenou a municípios que mantivessem a oferta de transporte público em níveis normais no dia do pleito. O corregedor-geral do TSE, Benedito Gonçalves, classificou o pedido como "absurdo".

"A petição [da campanha de Bolsonaro] alinhava narrativa que descamba para o absurdo, ao afirmar que ministro do STF estaria estimulando prática de cometimento de crime eleitoral por parte de prefeitos", escreveu o corregedor.


PIPOCA

O produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, participou de um debate após a pré-estreia do filme "Armageddon Time", na noite de quarta-feira (26), no Cine Marquise do Conjunto Nacional, na capital paulista. O longa, produzido por Teixeira, está na programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Os atores Mariana Ximenes e Johnny Massaro prestigiaram a exibição da produção.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.