Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputados pedem à Justiça suspensão do porte de armas de Zambelli por 'falta de condições psicológicas'

Parlamentar está sendo investigada por entrar armada em um bar em SP e perseguir um homem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputados do PC do B pediram à Justiça Federal que a autorização de porte de armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) seja suspensa por suposta "falta de condições psicológicas mínimas".

A parlamentar bolsonarista está sendo investigada por entrar armada em um bar em São Paulo e perseguir um homem negro junto com seus seguranças. Ela teve o revólver apreendido e foi liberada em seguida por não ter infringido a lei eleitoral.

Carla Zambelli saca arma e aponta no meio da rua para pessoa na rua
Carla Zambelli saca arma e aponta no meio da rua para pessoa na rua - Antonio Neto no Twitter

O pedido de tutela antecipada é dos deputados federais Orlando Silva (SP) e Márcio Jerry (MA), além do deputado estadual do Maranhão Rodrigo Lago.

Eles argumentam que o "histórico de afronta à ordem constitucional" e o episódio "violento, desproporcional e desequilibrado" demonstram a inaptidão psicológica de Zambelli para portar armas de fogo, já que ela teria colocado em risco a integridade de outras pessoas.

Os parlamentares pedem que a 20ª Vara Federal Cível da SJDF requeira cópia de todos os inquéritos policiais instaurados após o episódio em São Paulo e de todos os registros de armas de fogo no nome de Zambelli.

Eles também querem que seja realizada uma prova pericial para averiguar se há aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo.

Procurada, Zambelli não respondeu.

Na quinta (3), a deputada deixou o país. Ela afirmou que foi aos Estados Unidos para estudar meios de "assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil".

A viagem, sem aviso prévio, foi relatada nas redes sociais como uma fuga da parlamentar. Em nota, Zambelli disse que não comunicou sua ida aos Estados Unidos por causa de decisão judicial que derrubou todos os seus perfis em redes sociais nesta semana.

"É através das minhas redes sociais que reporto eventos, faço questionamentos, trago conhecimento informativo e divulgo minha agenda", afirmou a parlamentar. "Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras!", acrescentou.

Zambelli disse ainda ser alvo de censura da Justiça e se autodeclarou "uma das maiores vozes conservadoras".

Aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma das figuras políticas do bolsonarismo com maior engajamento nas redes, a deputada vinha fazendo postagens favoráveis às manifestações golpistas em favor do mandatário.


ESTANTE

O casal de promoters Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho receberam convidados no lançamento do livro "Bastidores", escrito pelos dois. A atriz Christiane Torloni e o ator Miguel Falabella compareceram ao evento, que ocorreu na noite de quinta (3), na Livraria da Vila, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O comunicador André Marinho e seu pai, o empresário Paulo Marinho, também prestigiaram os autores.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.