Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula teve maior apoio que Bolsonaro nas redes sociais no segundo turno, diz agência

Segundo levantamento da .MAP, paralisação dos caminhoneiros também foi majoritariamente criticada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) concentrou maior volume de publicações nas redes sociais no mês de outubro na comparação com o seu adversário, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foram 41,9 milhões de posts envolvendo o nome do atual mandatário, contra 21,9 milhões para o petista,

Mas, proporcionalmente, o apoio a Lula foi maior. Das publicações que citavam o presidente eleito, 58,3% foram de manifestações positivas. Já dos posts referentes a Bolsonaro, apenas 33% foram comentários positivos. Os dados são de um levantamento feito pela .MAP, agência de análise de dados e mídia.

Montagem mostrando Lula, que veste branco e está com o braço estendido, acenando, e Bolsonaro, que faz o mesmo gesto e veste preto
Lula, eleito presidente pela 3ª vez no domingo (30), e Jair Bolsonaro, atual chefe do Executivo e derrotado nas eleições - Miguel Schincariol e Carl de Souza/AFP

Segundo a diretora-geral da .MAP, Marília Stabile, os perfis alinhados à esquerda conseguiram converter mais apoio para Lula, comparado com as manifestações da militância favorável a Bolsonaro. A agência analisou publicações do Twitter e Facebook ao longo do mês de outubro.

Dentro deste universo, internautas de esquerda somaram 40% de participação nas redes sociais –ante 30% dos de direita. Liderados pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), que desempenhou nas eleições o papel de coordenador informal da campanha de Lula, esses perfis reforçaram a campanha do candidato do PT, e, sobretudo, atacaram Bolsonaro.

"Nas últimas semanas e, especialmente, às vésperas da votação do segundo turno, os perfis alinhados à esquerda e à militância petista aumentaram sua presença nas redes, diminuindo a diferença entre os dois candidatos e, em alguns momentos até mesmo superando a direita", diz Stabile.

Ainda de acordo com levantamento, alguns assuntos nos últimos dias de corrida eleitoral prejudicaram Bolsonaro, como o anúncio feito pelo ministro Paulo Guedes (Economia) sobre a desindexação do salário mínimo.

A pesquisa vai de encontro à avaliação de Janones, que em entrevista à Folha afirmou considerou que o estudo do ministério chefiado por Guedes determinante para a vitória de Lula.

As redes ainda condenaram por unanimidade o episódio do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que recebeu com granadas e tiros agentes da Polícia Federal. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que foi filmada perseguindo armada um eleitor de Lula que a insultou, também foi criticada por quase 90% das publicações de internautas sobre o ocorrido.

A paralisação dos caminhoneiros que contestam o resultado das eleições também foram majoritariamente condenadas. De todos os posts sobre o assunto, 73% eram contrários aos atos antidemocráticos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.