Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Silas Malafaia diz que não quer 'conversa com Lula' porque não é 'mosca de padaria'

Após o resultado das eleições, pastor afirmou que seu papel é orar pelo petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, diz não querer saber de "nenhuma conversa" com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem citar nomes, o líder evangélico ainda afirma que não é como "alguns poucos" líderes protestantes que não podem ver "o doce do poder".

"Eu não sou mosca de padaria que não pode ver um doce que se aproxima. Lamento dizer que alguns poucos líderes evangélicos não podem ver o doce do poder que correm para eles", diz Malafaia à coluna.

Nesta sexta (4), o jornal "O Globo" afirmou que Lula tentaria se reaproximar do religioso _mas ele revela agora à Folha que quer distância do petista.

O pastor Silas Malafaia durante entrevista, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 28.set.2022/Folhapress

"Eu não quero nenhuma conversa, nenhuma aproximação com o governo Lula", afirma.

Um dos mais aguerridos cabos eleitorais do bolsonarismo nas eleições deste ano, o pastor afirmou à Folha, depois de divulgado o resultado das urnas, que "a vontade soberana do povo se estabeleceu" e que seu papel, agora, é orar por Lula.

"O cara ganhou? Meu papel é orar por ele, esse é o meu papel. Já fiz a oração aqui na igreja. Até os idiotas do PT tentaram usar [contra mim], mas sempre disse que a igreja não apoia ninguém, quem apoia somos nós. A igreja é uma instituição que está acima disso", disse.

À coluna, Malafaia reafirma que vai rezar por Lula. Mas diz que "orar pelas autoridades é uma obrigação de todo cristão. Mas dar apoio a ele? Jamais".

Outra liderança que fez gestos em direção ao PT foi o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo.

Ele defendeu que perdoar Lula seria uma posição cristã.

"Não podemos ficar com mágoa, porque é isso que o diabo quer", afirmou o bispo. "O diabo quer acabar com sua fé, com seu relacionamento com Deus por causa de Lula ou dos políticos. Não dá, não dá, minha filha, bola pra frente, vamos olhar pra frente."

A modulação no discurso foi feita numa live que o bispo postou em suas redes sociais. No vídeo, Macedo disse que orou por Jair Bolsonaro (PL), mas que a vitória de Lula foi uma escolha divina.

"Eu orei, ‘ó, Deus, quero que Bolsonaro ganhe’. Mas seja feita Vossa vontade, sobretudo, porque o Senhor é quem manda."

Nesta sexta-feira (4), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o partido dispensa o perdão oferecido por Edir Macedo.

"Ele é quem precisa pedir perdão a Deus pelas mentiras que propagou, a indução de milhões de pessoas a acreditarem em barbaridades sobre Lula e sobre o PT, usando a igreja e seus meios de comunicação para isso. A nossa consciência está tranquila", afirmou a deputada reeleita.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.