Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mercadante é cotado para Relações Exteriores, com Amorim na assessoria de Lula

Desenho seria semelhante ao do primeiro mandato do petista, em que Celso Amorim foi chanceler e Marco Aurélio Garcia, assessor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O economista Aloizio Mercadante está cotado para ser Ministro das Relações Exteriores (Itamaraty). No governo Lula (PT), o cargo será um dos mais prestigiados, ao contrário do que ocorreu no governo de Jair Bolsonaro (PL). O presidente não privilegiava a política internacional –e chegou até mesmo a bater boca com presidentes como o francês Emanuel Macron, enquanto seu filho Eduardo Bolsonaro atacava a China.

Aloizio Mercadante no primeiro debate entre candidatos à Presidência - Mathilde Missioneiro/Folhapress

DUETO

No desenho que já é debatido entre integrantes do núcleo mais próximo de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim, principal referência do PT nas relações internacionais, seria assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais.

DUETO 2

O cargo foi ocupado por Marco Aurélio Garcia nos governos anteriores de Lula.

Enquanto Amorim, que comandava o Itamaraty, representava o Estado brasileiro, Garcia atuava como um emissário pessoal de Lula, aplainando o terreno para questões delicadas que o governo teria que tratar com outros países, especialmente na América Latina. No PT se considera que o modelo foi um sucesso.

LINHA DIRETA

Como presidente da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Mercadante coordenou a elaboração do programa de governo de Lula e também manteve diálogo com governantes e lideranças internacionais.

LINHA DIRETA 2

Já Amorim é um dos mais experientes diplomatas brasileiros, tendo comandado o Itamaraty nos governos de Lula e de Itamar Franco. Além disso, é amigo de Lula e sempre acionado por ele em assuntos internacionais, pelo amplo conhecimento teórico, prático e o trânsito que tem no exterior.

PLANO B

Outra possibilidade é Mercadante ocupar um cargo na área econômica, como a presidência do BNDES ou o Ministério do Planejamento.

NADA A VER

Embora o nome dele seja lembrado para o Itamaraty e para diversas outras funções, Mercadante afirma que nunca conversou com Lula sobre cargos específicos, e que a informação de que é cotado para as Relações Exteriores é apenas especulação. "Já me colocaram em vários lugares. Mas a verdade é que o presidente não está ainda conversando com ninguém sobre isso", diz ele, elogiando ainda a experiência e o sucesso de Celso Amorim no comando do Itamaraty.


NESSE PALCO

O cantor Gilberto Gil se apresentou na edição paulistana do Festival Música em Movimento, realizada no Teatro Sérgio Cardoso, na região central da capital, na noite de quarta-feira (2). Ele foi acompanhado pelos músicos Bem e José Gil, seus filhos. A promoter Carol Sampaio, o cantor Vitão e a apresentadora Maria Eugênia Suconic estiveram lá. O ex-ministro da Justiça José Gregori, a chef Morena Leite e o produtor musical Marcus Preto também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.