Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Lula vai dar nome de Pelé ao porto de Santos

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, vai batizar o local de Porto de Santos Pelé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB-SP), decidiu acrescentar o nome de Pelé ao Porto de Santos, em SP, para homenagear o craque, que morreu na quinta (29) vítima de complicações de um câncer no cólon.

0
Pelé, campeão nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, no museu que leva seu nome, em Santos, em 2018 - Bruno Santos - 28.nov.2018/Folhapress

A proposta partiu do deputado federal eleito Paulo Barbosa (PSDB-SP). Ex-prefeito de Santos, ele deu a ideia ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Os dois militaram por décadas juntos no PSDB.

Alckmin então telefonou para Márcio França para consultá-lo sobre a iniciativa, que foi prontamente aceita pelo futuro ministro.

Os três são torcedores fanáticos do Santos, onde Pelé começou a carreira que o consagraria como maior jogador de futebol da história.

Lula (PT) é corintiano roxo, mas um grande admirador de Pelé.

"Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show", escreveu o presidente eleito na quinta em seu Twitter para homenagear o jogador.

O craque já tem uma instituição com seu nome em Santos, o Museu Pelé, inaugurado em 2014, na esteira dos festejos da Copa do Mundo no Brasil. Ele também fica na região portuária.

O decreto mudando o nome do local para Porto de Santos Pelé deve ser editado nas primeiras horas depois da posse de França no cargo, no dia 2 de janeiro.

Para o deputado federal Paulo Barbosa, nada mais justo do que homenagear o jogador que "honrou e representou o nosso povo e carregou consigo o nome da cidade de Santos em todos os cantos do mundo."

"Reconhecimento público ao atleta negro que conquistou uma coroa real e milhares de outras honrarias apenas com humildade, genialidade e talento", diz ele.


RITMO

O cantor Thiaguinho lança o single 'Delirante'
O cantor Thiaguinho lança o single 'Delirante' - BS Fotografias/Divulgação

O cantor Thiaguinho lançará na próxima sexta (6) uma nova música: "Delirante". A faixa celebra o retorno do "Tardezinha", projeto musical que ele voltará a realizar pelo Brasil a partir de abril, mais de três anos após o seu encerramento no Maracanã.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.