Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Marisa Monte será porta-voz de programa de bolsas da USP

Objetivo é incentivar que empresas e pessoas físicas ajudem financeiramente na permanência na universidade de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cantora Marisa Monte será a nova embaixadora do USP Diversa, programa que dá bolsas pagas por empresas e pessoas físicas para ajudar na permanência de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a cantora Marisa Monte e a médica cardiologista Ludhmila Hajjar
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a cantora Marisa Monte e a médica cardiologista Ludhmila Hajjar - Arquivo Pessoal

A artista foi convidada para ser a porta-voz da iniciativa pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela médica cardiologista Ludhmila Hajjar, diretora da unidade de cardio-oncologia do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da USP.

Na manhã de quinta (15), ela visitou a reitoria da universidade e gravou um vídeo, em que explica a importância do projeto e incentiva a doação. Atualmente, cerca de 50% dos estudantes da USP são oriundos de programas de cotas.

"Muitos desses alunos necessitam de apoio financeiro para que possam concluir seus estudos", diz ela.

O USP Diversa surgiu exatamente para que empresas e pessoas físicas possam financiar esses custos. "Com muito orgulho, anuncio que fui convidada para ser porta-voz e embaixadora desse programa visando ampliar a comunicação e a captação de recursos junto a sociedade civil e empresarial brasileira", afirma ela no vídeo.

A cantora deverá participar, ao longo de 2023, de campanhas e ações para divulgar a iniciativa. Durante o encontro, Marisa Monte destacou que estar em uma universidade é "algo transformador", não só para o aluno, mas para todos os que estão à sua volta. "Aumentar a inclusão e a diversidade é um problema de todos nós, por isso é importante que a sociedade veja o trabalho que vocês fazem aqui", disse ela.

Em um primeiro momento, a iniciativa terá mais de 270 bolsas, no valor mensal de R$ 800, fruto da adesão dos bancos Itaú, Santander e Deutsche Bank e da Dow Química, companhia de produtos plásticos, químicos e agropecuários.

"A missão da USP é formar líderes e é cada vez mais evidente que esses líderes devem ser formados com diversidade. Mas não basta apenas o esforço da universidade, esse tem que ser um movimento de toda a sociedade", disse o reitor Carlotti Junior.

Durante a reunião, a cantora também falou sobre o projeto de criação de um ambiente de vivência artística e cultural dentro do Incor para promover alívio emocional de pacientes e acompanhantes dentro do hospital.

O projeto, chamado Espaço Imaginário Marisa Monte no Incor, é desenvolvido por ela e pela médica Ludhmila. O local contará com instrumentos musicais, caixas de som, tablets, uma biblioteca híbrida e uma programação de atividades culturais e educacionais. A iniciativa é financiada por doações e deverá ser replicada em outras instituições e espaços da USP.

ARTE

O músico e pesquisador Tiganá Santana recebeu convidados, na semana passada, no coquetel de abertura da sua performance "Perder a Imagem", no Itaú Cultural, em São Paulo. A escritora Ana Maria Gonçalves e a cantora Virgínia Rodrigues passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.